Prêmio África Brasil é entregue a 8 personalidades no Dia da África em SP

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O 15º Prêmio África Brasil – 2021 celebrou o Dia da África e homenageou personalidades em cerimônia digital no Cultura em Casa nesta terça, 25 de maio. Entre os premiados, está Miguel Arcanjo Prado, diretor do Blog do Arcanjo e do Prêmio Arcanjo de Cultura e coordenador de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro. Em seu discurso de agradecimento, homenageou a memória de sua avó, Oneida Maria da Silva Oliveira, a Mãe Gigi, fundadora do primeiro afoxé de Minas Gerais, o Afoxé Ilê Odara, em Belo Horizonte, em 1980. “Eu sempre desfilei ao lado dela no Carnaval, dançando o meu ijexá, muito orgulhoso da minha herança africana, como minha avó me ensinou desde pequenino, e que eu busco seguir esse caminho de valorização da negritude no jornalismo que eu faço”, discursou.

Valorização afrobrasileira
Promovido pelo Centro Cultural Africano (São Paulo), o Prêmio África Brasil entrega o Troféu Mama África a personalidades, entre artistas, empresários e autoridades governamentais, que se destacaram em 2020 com projetos, ações sociais e de políticas afirmativas, contribuindo para inclusão sociocultural e ambiental sustentável dos afrodescendentes. Foram oito premiados ao todo, entre eles Miguel Arcanjo Prado, diretor do Blog do Arcanjo e do Prêmio Arcanjo de Cultura; a empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza; e o governador de São Paulo, João Doria.

Centro Cultural Africano
O Centro Cultural Africano é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999, pelo nigeriano Otunba (rei) Adekunle Aderonmu, com a missão de fortalecer o intercâmbio entre o Brasil e a África. “Trabalhamos há 22 anos para manter a união entre nossos irmãos, com o objetivo de valorizar a solidariedade, a ética, a esperança, o talento, o respeito, além de manter vivas as tradições culturais africanas e afrodescendentes. É uma forma de contribuir, para o desenvolvimento do patrimônio oral, material e imaterial da humanidade, como dispõe a UNESCO”, declarou Aderonmu.
Entre as autoridades que discursaram estiveram o secretários de Relações Internacionais, Julio Serson; de Cultura e Economia Criativa, Sergio Sá Leitão; e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, do Estado de São Paulo. Também falaram a coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena do Estado de São Paulo, a jornalista e socióloga Rosangela de Paula, e o presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, o primeiro órgão de combate ao racismo do Brasil, o economista Gil Marcos Clarindo dos Santos.


O evento contou com apresentação da jornalista Claudia Alexandre. O Prêmio África Brasil aconteceu pela primeira vez no formato digital, direto do Teatro Sérgio Cardoso. Outro destaque da noite foi a apresentação musical da cantora Paula Lima, com trechos do show Soul Lee, realizado no Festival Cultura em Casa. A produção da noite foi assinada por Rosangela Ludovico.
Vencedores do 15ª Prêmio África Brasil – 2021
EQUIDADE RACIAL – Ivan Lima: Engenheiro, Gestor Público e Professor Universitário. Criador e Secretário Executivo do Centro de Equidade Racial para o Desenvolvimento Regional e Socioeconômico do Governo do Estado de São Paulo na gestão do governador João Doria. Com forte trajetória na defesa da importância da presença negra na gestão pública.
JORNALISMO – Miguel Arcanjo: Diretor do site Blog do Arcanjo. É idealizador do Prêmio Arcanjo de Cultura. Vencedor dos prêmios Medalha Cruz da Referência Nacional em Cultura (ANCEC), Prêmio Leda Maria Martins e Troféu Inspiração do Amanhã (Categoria Crítico de Arte) e Prêmio Nelson Rodrigues, além de ter sido três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se.
AÇÃO AFIRMATIVA – Luiza Helena Trajano: CEO da rede de lojas de varejo Magazine Luiza; lidera o Grupo Mulheres do Brasil e implantou o primeiro programa da empresa de trainee só para candidatos e candidatas negras e negros, em 2020, com forte repercussão social, visando a maior inclusão de negros e negras entre os líderes da rede fundada por ela. É uma das principais mulheres empresárias do Brasil e da América Latina.
EMPREENDEDORISMO – Geraldo Rufino: Com uma história inspiradora o empreendedor, escritor e palestrante, é um ex-catador de latinhas da periferia de São Paulo, fazendo suas primeiras investidas como empreendedor aos oito anos… A partir de então, sua obstinação rumo ao sucesso fez história e o transformou em exemplo de empreendedorismo. Hoje, é presidente da JR Diesel, maior empresa de reciclagem de caminhões da América Latina.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS BRASIL – AFRICA – Embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo: Foi embaixadora do Brasil junto à República de Côte d’Ivoire (2008-2012) e junto à Malásia (2012-2014). No ano de 2018, tornou-se chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em Minas Gerais, cargo que atualmente ocupa, sempre com forte dedicação à temática negra e afrodescendente, buscando estreitar laços entre África e Brasil.
EDUCAÇÃO – Professora Adriana Vasconcellos: Com mestrado em Educação. Em 2018, concorreu ao cargo de Deputada Federal, alcançando uma votação expressiva, conquistando a suplência. Em 2020, novamente candidata à vereança de São Paulo, foi a candidata mais bem votada do partido. Atualmente encontra-se na Secretaria Municipal Relações Internacionais, como Chefe de Assessoria Técnica, e é um dos nomes de destaque na educação pública.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Mr. Isiaka A. Imam: Emabaixador da Nigéria no Brasil. É diplomata de carreira da Nigéria, no Serviço de Relações Exteriores da Nigéria. Também é membro do Instituto Licenciado de Gerenciamento de
Diplomacia Público da Nigéria (Chartered Institute of Public Diplomacy Management da Nigéria) e um dos grandes diplomatas do importante país africano.
GESTÃO PÚBLICA – Governador de São Paulo João Dória: Planejou e realizar a aspiração de trazer a vacina para imunizar o povo brasileiro contra o coronavírus e incluiu como prioridade, a vacinação das comunidades quilombolas do Estado de São Paulo; além de autorizar a criação do Centro de Equidade Racial para o Desenvolvimento Regional e Socioeconômico da População Negra em alusão ao 21 de Março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, proclamada pela Organização das Nações Unidas – ONU.
Combate ao racismo
O Prêmio África Brasil, evento internacional criado e realizado pelo Centro Cultural Africano é integrante da comemoração da “Década Internacional dos afrodescendentes de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024, que tem com objetivo aumentar a conscientização das sociedades no mundo quanto ao combate do preconceito, da intolerância, da xenofobia e do racismo – ONU/Dez.2014; e o Mês da Consciência Negra o Centro Cultural vem homenagear pessoas e instituições que atuem
no combate do preconceito, da intolerância, da xenofobia e do racismo.
O XV Prêmio África Brasil 2021 contou com a produção do Teatro Sergio Cardoso e apoio dos Consulados e Embaixadas de países Africanos no Brasil (República Federal da Nigéria (SP) e Consulados Nigéria, África do Sul, Egito, Namíbia, Angola, Togo e Senegal) e da União Africana. O apoio institucional é do Centro de Equidade Racial, do Amigos da Arte e das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional, Relações Institucionais e Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.