Com amor de 2 mulheres em crise, ELAS abre Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro

ELAS, do Coletivo Caracóis, abre a programação da Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro Digital, dias 4, 5 e 6/5 às 21h - Foto: Sol Faganello/Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
ELAS, do Coletivo Caracóis, abre a programação da Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro Digital, dias 4, 5 e 6/5 às 21h – Foto: Sol Faganello/Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Como o amor resiste em tempos de confinamentos que fazem aflorar antigas rugas e mágoas? Esta poderia ser uma das premissas do espetáculo ELAS, do Coletivo Caracóis. A obra foi criada pelas artistas Carina Murias, Carol Moreno, Fernanda Heitzmann, Maria Carolina Ito, Náshara Silveira e Sol Faganello e aborda as fissuras no romance entre duas mulheres em tempos pandêmicos.

O espetáculo abre a Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro Digital, com sessões nesta terça (4), quarta (5) e quinta (6), às 21h, com ingressos disponíveis para serem retirados na Sympla. A programação completa conta com 12 espetáculos das cinco regiões brasileiras, sob curadoria de Miguel Arcanjo Prado com assistência de Rodrigo Barros e Marcio Tito. A Mostra apresenta um panorama nacional e diverso de espetáculos de artistas e coletivos fomentados pela importante lei de fomento às artes e à cultura.

Na frente das câmeras em ELAS estão as atrizes Carol Moreno e Fernanda Heitzmann, sob direção de Náshara Silveira e Sol Faganello para a dramaturgia de Carina Murias. A montagem ainda conta com iluminação e sonoplastia de Maria Carolina Ito, além de arte gráfica, fotografia e vídeo de Sol Faganello. A obra fez apresentação recente no Centro Cultural da Diversidade e encerra temporada de sucesso na SP Escola de Teatro Digital. Em 2020, o espetáculo foi destaque na programação do Festival Satyrianas.

Segundo as criadoras, o “start para pesquisa foi a moldura ficcional: duas mulheres lésbicas, que se relacionam e estão separadas por conta da pandemia, marcam um encontro virtual para elaborar seus sentimentos, revelando o efeito do isolamento e distanciamento em sua relação”.

Elas ainda buscaram dentro do próprio Coletivo Caracóis experiências pessoais que colaborassem na criação do espetáculo digital. “Partimos da questão: É possível a manutenção e permanência de uma relação amorosa, construída na presencialidade, e que agora, por questões que fogem ao controle, se restringe a um ambiente virtual?”, questionam.

É ver e refletir sobre o tamanho do peso da quarentena em cima do amor.

Retire seu ingresso para ver ELAS!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *