Rapidinhas | Especial 2º Prêmio Arcanjo de Cultura 2020

Elza Soares, vitoriosa no Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Poderosa

O discurso de Elza Soares foi um dos destaques do Prêmio Arcanjo de Cultura. Ela fez questão de ressaltar o trabalho das juradas Adriana de Barros, Elba Kriss e Zirlene Lemos, a quem chamou de “mulheres poderosas desse júri”. E compartilhou o prêmio na categoria Especial com toda a classe cultural. “Viva a cultura e os artistas que resistem”, bradou. Danada.

Márcio Gomes celebra Prêmio Arcanjo de Cultura para CNN Brasil – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo 2021

Pela internet

Em seu discurso pelo prêmio em Streaming TV para a CNN Brasil, o jornalista Márcio Gomes disse que a jovem emissora estava feliz em ser agraciada justamente em uma categoria com esse nome, ressaltando o caráter multiplataforma que está no DNA da CNN. É isso aí.

A jurada de Redes Zirlene Lemos no Prêmio Arcanjo de Cultura 2021 – Foto: Nereu Jr. – Blog do Arcanjo 2021

Nova no time

Zirlene Lemos, estreou como jurada de forma poderosa no Prêmio Arcanjo de Cultura, falando diretamente do Teatro da Cidade, em Belo Horizonte, sob direção de Nereu Jr., um dos maiores fotógrafos na capital mineira. Aliás, toda equipe da premiação agradece não só a Zirlene e ao Nereu como a toda equipe maravilhosa do Teatro da Cidade, um dos mais importantes espaços culturais de Minas Gerais.

Nicole Puzzi celebra Prêmio Arcanjo de Cultura para seu grupo, Os Satyros – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Digitalizada

Nicole Puzzi, a grande atriz e musa do cinema nacional, fez questão de ressaltar a importância do teatro digital, criado pela Cia. de Teatro Os Satyros, conduzida por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez e duplamente premiada na noite em Redes, pelo Festival Satyrianas, e Teatro, com A Arte de Encarar o Medo. “Este prêmio mostra que existe vida teatral na pandemia”, discursou Nicole. Existe mesmo.

Atores do Satyros comemoram Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo 2021

Poéticos

Falando em Satyros, o grupo deu um show de coletividade nos agradecimentos para o Prêmio Arcanjo de Cultura, dividindo a tela com seu numeroso elenco. Gente linda.

Ivam Cabral, ator e fundador do Satyros
O ator Ivam Cabral, diretor artístico do Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo 2021

Presente

Diretor artístico da cerimônia, Ivam Cabral acompanhou toda a transmissão do Prêmio Arcanjo de Cultura no chat do Youtube. O ator se emocionou várias vezes.

A jurada de Streaming TV Elba Kriss no Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo 2021

Felicidade

Elba Kriss, jurada de Streaming TV, ficou surpresa após o prêmio com a repercussão. Ao ser marcada nos stories de Lázaro Ramos e também de Elza Soares, ela caiu pra trás. “Estou no chão”, definiu. De alegria, é claro.

Danilo Santos de Miranda comemora o Prêmio Arcanjo de Cultura duplo para o Sesc SP – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo 2021

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, vencedor em Artes Visuais, agradeceu “ao querido jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado em nome de toda a equipe do Sesc” pela dupla premiação em Artes Visuais, sob curadoria do jurado Bob Sousa: para o CPF Sesc e para a exposição My Name Is Ivald Granato, no Sesc Belenzinho e Sesc Guarulhos.

O presidente do júri e diretor do Prêmio Arcanjo de Cultura Miguel Arcanjo Prado – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo 2021

Garra

O idealizador e diretor do Prêmio Arcanjo de Cultura ressaltou o caráter de resistência cultural e diversidade, marcas da premiação. “Nosso objetivo é celebrar os artistas que fizeram a diferença no desafiante ano de 2020”, afirmou. Gente batalhadora.

O jurado de Artes Visuais Bob Sousa no Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo 2021

Unidos

Bob Sousa, jurado de Artes Visuais, acompanhou a transmissão do Prêmio Arcanjo de Cultura, de casa, ao lado da família. “Foi uma coisa linda”, define. Coisa boa.

Héctor Babenco foi homenageado no discurso de Bárbara Paz no Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Vitória do amor

“Ele está dançando no céu com esse prêmio”, definiu Bárbara Paz falando sobre o marido, Héctor Babenco, tema do filme vitorioso em Cinema: Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer Parou.

O jurado de Cinema Hubert Alquéres no Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo 2021

Na mídia

O jurado Hubert Alquéres, de Cinema, ficou de olho nas matérias que os principais veículos da imprensa deram sobre a 2ª edição do Prêmio Arcanjo de Cultura. “Repercussão enorme”, definiu. Foi mesmo.

Kunumi MC comemora Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Representatividade

O rapper indígena Kunumi MC, vitorioso em Música, discursou: “Espero que as portas se abram cada vez mais para os povos indígenas”. A gente tamém.

A jurada de Música Adriana de Barros no Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo 2021

Foco no positivo

Adriana de Barros, jurada de Música, fez questão de ressaltar assim como fez na estreia do Prêmio Arcanjo de Cultura: “Ninguém vai falar mal de artista brasileiro perto de mim”. Foi ovacionada no digital.

Maria Zilda Bethlem comemora Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo 2021

Surpresa

Já em Redes, Maria Zilda Bethlem se emocionou ao ser agraciada. E explicou o motivo: “Essa live da alegria eu inventei do nada no começo da pandemia, porque achei que as pessoas estavam muito sozinhas e tristes. Fiz por amor e não esperei nada em troca. Então, receber um prêmio me deixa não só emocionada e honrada como muito surpresa”. Ela merece.

João Acaiabe foi homenagedo no Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Divulgação/Globo – Blog do Arcanjo 2021

Tantas emoções

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem aos artistas que morreram no último ano. Outro momento que fez todo mundo chorar foi a vitória de João Acaiabe em Streaming TV. “O meu pai tinha uma frase que era ‘feche os olhos e entre na história. Agora, meu pai fechou os olhos para entrar para a história’”, declarou sua filha, Thays Acaiabe. Bateu forte.

Miriam Martinez foi homenageada no Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Mestra

A família de Miriam Martinez, jornalista e grande assessora cultural da história da música homenageada na parte que prestou tributo aos nomes que nos deixaram recentemente, mandou recado de que ficou profundamente emocionada com o gesto do Prêmio Arcanjo de Cultura. Miriam merece.

Lázaro Ramos comemora Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo 2021

Resistência

Outro destaque ficou por conta da vitória de Falas Negras em Streaming TV. “É um marco na história da TV brasileira, feito por uma equipe apaixonada e um elenco espetacular. O Prêmio Arcanjo é um sopro de resistência para a cultura”, disse Lázaro Ramos, que dirigiu o especial na Globo. É mesmo.

Angela Ro Ro comemora Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Marco

“O Prêmio Arcanjo é um marco na cultura neste momento tão difícil”, definiu a cantora Angela Ro Ro, homenageada na categoria Especial. É impossível discordar.

Na boca do povo

A segunda edição do Prêmio Arcanjo de Cultura foi destaque em veículos da mídia nacional como Estadão – Sonia Racy, TV Cultura, Nos Bastidores – Terra, OFuxico, Notícias da TV – UOL, SP Escola de Teatro, IG – Marcelo Bandeira, IstoÉ, R7 – Lorena, O Dia, Observatório da TV, Quem Acontece – Globo, N1 Entreter, E-Urbanidade, Culturadoria, Claudia, Sesc, A Broadway É Aqui, O Beijo, Das Artes, Portal Estilo em Pauta, Eu no Teatro, A Escotilha e Sheila Martins Blog. Muito Obrigado!

Quanta gente

Mais de 1.000 pessoas já assistiram à cerimônia digital da 2ª edição do Prêmio Arcanjo de Cultura, realizada no Canal Blog do Arcanjo no Youtube. Perdeu? Então não tem mais desculpa: o vídeo está aí abaixo para você prestigiar também.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *