Prêmio Arcanjo de Cultura: Conheça os finalistas em Artes Visuais 2020

Por Miguel Arcanjo Prado
@miguel.arcanjo

Como uma forma de homenagear e valorizar a arte e todos os profissionais do setor, o Prêmio Arcanjo de Cultura realiza sua segunda edição, referente ao ano de 2020. A premiação será realizada de forma online no dia 28/04, quarta-feira, às 19h, pelo Canal Blog do Arcanjo no YouTube. Hoje, conheceremos com detalhes os finalistas em Artes Visuais, uma das sete categorias da premiação, ao lado de Cinema, Música, Redes, Streaming TV, Teatro e Especial. E também um pouco mais sobre o jurado especializado na categoria, Bob Sousa.

Ao todo, são oito finalistas em Artes Visuais, dos quais quatro serão premiados na cerimônia digital. Entre os indicados estão o Acervo Vladimir Herzog – Instituto Vladimir Herzog (IVH) e Itaú Cultural, pela preservação da memória do grande jornalista brasileiro, assassinado pela ditadura; Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc São Paulo, pela valorização da reflexão e proposta de diálogos sobre as Artes Visuais;  o fotógrafo Edson Lopes Jr., pelo sensível olhar no registro da pandemia do novo coronavírus na cidade de São Paulo, Evoé – Fotografias de Teatro, de Priscila Prade, pelo registro histórico que condensa três décadas do teatro brasileiro e seus grandes artistas.

Ainda estão entre os finalistas J. C. Serroni, pelos 70 de vida e grande contribuição, com projetos cenográficos, ensino, pesquisa e publicações, às Artes Visuais e ao Teatro Brasileiro; John Lennon em Nova York por Bob Gruen – exposta no MIS, pela apresentação da trajetória visual de um dos maiores artistas do século 20; My Name Is Ivald Granato – Sesc Belenzinho e Sesc Guarulhos, pela apresentação de meio século de produção artística inventiva e performativa do artista brasileiro; e Paulo Nazareth,  pela potente trajetória nas Artes Visuais com reconhecimento internacional.

Bob Sousa: jurado do Prêmio Arcanjo de Cultura especializado em Artes Visuais - Foto: Isabela Sousa - Blog do Arcanjo 2021
Bob Sousa: jurado do Prêmio Arcanjo de Cultura especializado em Artes Visuais – Foto: Isabela Sousa – Blog do Arcanjo 2021

Bob Sousa é o jurado especializado em Artes Visuais do Prêmio Arcanjo de Cultura. Fotógrafo, pesquisador, crítico e jurado de Artes Visuais da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), ele é mestre em Artes pela UNESP e bacharel em publicidade. É autor do livro Retratos do Teatro (Ed. Unesp) e da coluna O Retrato do Bob no Blog do Arcanjo, com registro das principais personalidades da cultura. Colaborou como fotógrafo em publicações como Cult, Veja São Paulo, Estadão e Folha de S.Paulo, entre outras. É natural de São Paulo, onde vive.

Prêmio Arcanjo: júri; acima: Elba Kriss, Miguel Arcanjo e Zirlene Lemos; abaixo: Bob Sousa, Adriana de Barros e Hubert Alquéres - Foto: Blog do Arcanjo 2021
Jurados do Prêmio Arcanjo de Cultura: acima: Elba Kriss, Miguel Arcanjo e Zirlene Lemos; abaixo: Bob Sousa, Adriana de Barros e Hubert Alquéres – Foto: Blog do Arcanjo 2021

O júri do Prêmio Arcanjo de Cultura, conduzido pelo jornalista e crítico Miguel Arcanjo, conta com Adriana de Barros, Bob Sousa, Elba Kriss, Hubert Alquéres e Zirlene Lemos, especialistas que acompanham de perto as linguagens artísticas abarcadas. Ivam Cabral assina a direção artística, com direção de produção de Hernan Halak e direção de vídeo da Iracema Rosa Filmes, além de produção de Elen Londero e Gustavo Ferreira com assistência de Rodrigo Barros. O Prêmio Arcanjo conta com apoio do Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc.

Leia mais sobre o Prêmio Arcanjo de Cultura

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo no YouTube!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordenada a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem a citação direta com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *