Cantora da Amazônia, Márcia Novo faz apelo: ‘Vidas indígenas importam’
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O último 19 de abril marcou a data que o Brasil celebra sua população indígena, uma das etnias mais maltratadas e dizimada nos últimos 500 anos e que ainda segue sendo desrespeitada. Contudo, em meio a tantas notícias tristes, há pessoas que fazem a diferença na valorização desta população. Uma delas é a cantora Márcia Novo, nascida em Parintins, no Amazonas, e que empresta sua visibilidade na região em prol dos povos originários da floresta.
Vidas indígenas importam
Eleita um dos 12 Guardiões da Floresta pela revista Vogue, Márcia Novo já ganhou o apelido de ‘Lady Gaga da Amazônia’. Ela criou a campanha @vidasindigenasimportam, que arrecada cestas para a população indígena vulnerável nesta pandemia e cujas máscaras serão exibidas no Museu Städtische, em Friburgo, na Alemanha.
Com intuito de chamar a atenção pela preservação das águas da principal bacia hidrográfica na região de Manaus, ela ainda coordena há quatro anos o Festival Tarumã Alive.
Para o mês de maio, prepara uma grande live em seu canal no Youtube para arrecadar doações às pessoas em situação de risco em Parintins, mesma terra de seu amigo e mestre Zezinho Corrêa, da banda Carrapicho, vítima da Covid-19 no mês de fevereiro.
Veja o clipe Bumba Bumbum Bumbá, do EP Eletroboi, de Márcia Novo:
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.