Romance LGBTQIA+ sem estereótipo é força de Tudo no Menu de Matheus Brant

Ver corpos que fogem da norma imposta socialmente envoltos em poesia e apresentados de forma naturalizada é sempre um alento. Pois isso, o Blog do Arcanjo não tem dúvida que apresentar romance LGBTQIA+ sem estereótipo é a força do novo clipe do cantor Matheus Brant, Tudo no Menu, canção integra o álbum Cola Comigo.
O bolero com clima romântico composto por ele em parceria com Lucas Fainblat e Vinicius Ribeiro ganha um show de representatividade no vídeo sob direção de Juliana Antunes. A produção é repleta de artistas LGBTQIA+ da cena de Belo Horizonte, onde o cantor vive e fundou o bloco Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro.
“Nosso bolero tinha de fugir do clássico casal heteronormativo”, pontua o artista, que atualmente abraça gêneros musicais populares em uma trilogia de álbuns — Cola Comigo é o segundo.


Respeitando todos os protocolos sanitários vigentes, a locação escolhida foi a Gruta!, importante espaço cultural que abraça a diversidade sexual e de identidade de gênero no bairro Horto, na capital mineira.
“Formamos uma rede de afetos”, diz a diretora, que escreveu o roteiro com a psicanalista SarugDagir. Esta, por sua vez, afirma: “O clipe rompe, traz algo novo, contribui para a vivência saudável da diversidade das formas de amar”.

Atriz protagonista do clipe, Juhlia Santos, importante ativista dos direitos trans em BH, diz que “é importante esse movimento de naturalização dos corpos trans”. E lembra que “a música vem nesse sentido”. No clipe, faz par com o artista visual e performer Ciber_org, que define o trabalho audiovisual como “uma vitória para o movimento”.
O Blog do Arcanjo mostra, a seguir, o clipe Tudo no Menu, de Matheus Brant, que no vídeo interpreta o barman do espaço que aflora o romantismo dos velhos tempos.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.