3º Festival de Música Histórica de Diamantina tem cursos grátis e online

Com suas vesperatas com música barroca das janelas centenárias e a lembrança da passagem por suas ruas históricas dos músicos do Clube da Esquina, Diamantina é uma das cidades mais musicais do Brasil.
Isso fica evidente no 3º Festival de Música Histórica de Diamantina, que será de 23 de abril a 1º de maio, com minicursos gratuitos pela plataforma Zoom (inscrições estão abertas até 11 de abril). São 100 vagas, sendo 15% delas destinadas a moradores de Diamantina e região.
A 3ª edição do Festival de Música Histórica de Diamantina será realizada entre os dias 23 de abril e 01 de maio, em formato totalmente digital. O tema da programação é O Acervo Somos Nós com foco nos acervos de música existentes em Minas Gerais.
Entre os destaques estão dois minicursos gratuitos. O primeiro é Conservação de Documentos Musicais, com a professora Mary Ângela Biason, do Museu Carlos Gomes.
Já o segundo é O Sino da Igrejinha Faz Belém Blem Blom: O Soar e os Sentidos dos Sinos e de Seus Toques na África Central Ocidental e no Brasil Centro-Africano, que será ministrada pelo professor Rafael Galante – mestre e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo.
Ambas as atividades serão realizadas nos dias 27 e 28 de abril por meio da plataforma Zoom.
Os links serão encaminhados para os e-mails dos selecionados. Os participantes receberão certificado de participação. As inscrições vão até 11 de abril pelo site do festival.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.