Ludmilla e Bia Nogueira vencem Prêmio SIM de Música

As cantoras Ludmilla (Artista do Ano) e Bia Nogueira (Profissional do Ano) saíram vitoriosas no Prêmio SIM de Música 2020 – Fotos: Divulgação – Blog do Arcanjo

Os tempos andam difíceis para profissionais da música. Por isso é um alento a lista de premiados na quarta edição do Prêmio SIM, que aconteceu na noite de quarta-feira, 31 de março, apresentado por Didi Couto, com apoio da APAA, Teatro Sergio Cardoso, Cultura em Casa, patrocínio da Calvin Klein e  transmissão no Portal da SIM São Paulo.

Em uma versão ampliada, 78 indicados concorreram em nove das dez categorias. Os vencedores foram escolhidos pelo público, através de uma votação aberta que recebeu  um total de impressionantes 898.444 votos.

O Blog do Arcanjo mostra a seguir quem ganhou.

NOVO TALENTO –  A vencedora foi Luana Flores, DJ, beatmaker, percussionista, cantora e compositora, usa a música como ferramenta para o empoderamento feminino. Fez remixes para vários artistas em 2020 e foi vencedora do Pitch Fluve de Novos Artistas da SIM São Paulo.

INOVAÇÃO: MÚSICA E TECNOLOGIA – O Festival Amazonia Mapping, foi o grande vencedor, com uma edição totalmente virtual que aconteceu em uma ilha imaginária, criada em 3D. proporcionando uma experiência única de streaming, além de projeções de videomapping, performances, oficinas e shows.

INOVAÇÃO: PESQUISA EM MÚSICA –  Um estudo realizado pela pesquisadora musical Thabata Arruda, A Presença Feminina Nos Festivais Brasileiros em 2019, com dados sobre a representatividade feminina colhidos em 24 festivais brasileiros, foi o vencedor da categoria.

INOVAÇÃO: TRANSFORMAÇÃO SOCIAL –  Com nove indicados de várias partes do mundo, a vencedora foi a Fundación Nacional Batuta, ONG criada para promover melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e jovens em zonas vulneráveis da Colômbia, através da formação musical.

PROFISSIONAL DO ANO –  A categoria Profissional do Ano foi vencida pela cantora, compositora, atriz e produtora mineira Bia Nogueira, que é coordenadora geral e diretora artística do Festival Imune, evento importante na promoção do protagonismo negro na música.

EMPRESA DO ANO –  A vencedora da categoria foi a Balaclava Records, selo musical e produtora paulista que em 2020 passou a ser também editora. Nos últimos anos a empresa realizou dez edições do Balaclava Fest. Em 2020 lançaram o Balaclava Digital, que além de 12 shows incluiu painéis e workshops.

PROJETO DO ANO –  O vencedor foi Assim Tocam Os Meus Tambores, projeto que acompanhou todo o trabalho de concepção, gravação e mixagem do novo álbum do rapper carioca Marcelo D2, através de mais de 100 horas de transmissões ao vivo pela plataforma Twitch.

ARTISTA DO ANO –  Uma das categorias mais disputadas do Prêmio SIM. A grande vencedora foi a cantora carioca Ludmilla. Com três discos lançados, é citada como inspiração por muitas mulheres. Em 2020 se tornou a primeira negra latino-americana a alcançar 1 bilhão de reproduções no Spotify.

PRÊMIO ESPECIAL MUSIC AID –  A categoria criada em reconhecimento ao esforço de profissionais, que auxiliaram na sobrevivência do mercado da música, em especial o ao vivo. A campanha Salve a Graxa BH, realizada em apoio à equipe técnica de eventos foi a mais votada.

CONTRIBUIÇÃO À MUSICA  –  Uma das categorias mais especiais do Prêmio SIM, prestou uma homenagem para a rainha da ciranda, Lia de Itamaracá. Cantora desde os doze anos de idade, é patrimônio da cultura brasileira, cujo talento e história tem inspirado pessoas há décadas.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *