Grátis, espetáculo feminino Das Paredes quebra paredes do patriarcado

Por Zirlene Lemos

Já imaginou assistir de casa a um espetáculo que mistura teatro, música, poesia e cinema num contexto onde uma parede é a personagem principal?

Esse é um pequeno spoiler do espetáculo Das Paredes, de Letícia Coura, também em cena, ao lado de Chiris Gomes, Nana Carneiro da Cunha, Tetê Purezempla e Maria Bitarello.

Trata-se de um experimento teatral virtual onde as protagonistas, quatro atrizes que também são cantoras e instrumentistas, vivem diferentes situações que aos poucos vão mostrando as nuances das paredes que as aprisionam.

Aquelas paredes que criamos todos os dias e que constroem para nós e por nós.

O espetáculo estreia em 15 de março, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. As apresentações são gratuitas, bastando retirar os ingressos em: sympla.com.br/dasparedes.

Serão apresentadas 6 lives, entre 15 e 30 de março, sempre às segundas e terças, às 20h. As transmissões acontecerão pela plataforma Sympla e serão divulgadas nas redes sociais do projeto (Facebook e Instagram). No dia 8 de março também haverá um ensaio aberto ao público.

A montagem, que estrearia em maio de 2020, foi interrompida no ano passado devido à pandemia. Agora, passado quase um ano desde o início da criação, tem estreia confirmada para 15 de março e foi contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc do Estado de São Paulo, no Proac Lab.

100% mulheres

A equipe é composta somente por mulheres. São as tijolAs-protagonistas, que atuam em cena e nos bastidores e discutem sobre essas paredes que nos aprisionam e como derrubá-las.

A montagem é dividida em cenas que abordam os diferentes tabus, armadilhas muitas vezes difíceis de detectar justamente pelas ‘paredes’ construídas ao longo de tantos anos de patriarcado, sociedades muito hierarquizadas, com valorização do masculino, sob o paradigma binário homem / mulher, cabendo à mulher uma posição de inferioridade.

E isso precisa ser mudado, não é mesmo?

Das Paredes
Quando: 15 e 16/03, 22 e 23/03 e 29 e 30/03 (sempre às segundas e terças) às 20h
Onde: https://www.sympla.com.br/produtor/dasparedes
Quanto: gratuito

Siga @miguel.arcanjo!

Ouça o Podcast do Arcanjo!

+ Artistas, Cultura e Entretenimento

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. É coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, colunista do Notícias da TV e faz o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *