Beijo de Lucas e Gilberto entra para a história do BBB e da TV

Por Miguel Arcanjo Prado

Lucas Penteado e Gilberto protagonizaram o primeiro beijo entre dois homens em 20 anos de BBB, o Big Brother Brasil, na Globo, na madrugada deste domingo, 7. O feito é inédito, entrando para a história do reality e da TV aberta. Dentro do programa, Lucas afirmou que é bissexual.

URGENTE: Lucas está fora do BBB

O de Lucas e Gilberto no reality é uma vitória da população LGBTQIA+ e marca a quebra de um padrão preconceituoso do programa, onde beijos héteros sempre existiram à exaustão sem que ninguém se queixasse, mas nunca houve visibilidade para qualquer tipo de romance que representasse a comunidade LGBTQIA+.

Trata-se de um avanço enorme, sobretudo em uma emissora que até poucos anos atrás assassinava em suas novelas casal de lésbicas ou cortava cenas de beijo entre pessoas do mesmo sexo escritas por autores de suas novelas.

Na onda conservadora que acoberta o país, um beijo como esse em um programa assistido por milhões na faixa do horário nobre é ainda mais potente e carregado de simbolismo.

URGENTE: Lucas está fora do BBB

Química de sobra

Tudo aconteceu de uma forma intensa e com muita química.

Lucas e Gilberto se aproximaram na Festa Holi Festival e, após conversarem, deram um beijo repleto de desejo e com muito sentimento.

Ao fim, Lucas falou para Gilberto: “Espero que não acabe aqui.” O brother respondeu: “Não”, dando a entender que a história tem tudo para continuar.

Se isso for verdade, vai ser a primeira vez na história da televisão brasileira que o público vai poder acompanhar em horário nobre o desenrolar de um relacionamento entre dois homens no BBB.

O beijo dos dois teve mais química e foi mais verossímil do que o da maioria dos casais nas novelas da própria Globo.

Talvez o beijo mais intenso que este crítico tenha memória na TV brasileira tenha sido dado na novela Por Amor entre os atores Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis, intensos e críveis em seus personagens Milena e Nando no folhetim escrito por Manoel Carlos entre 1997 e 1998 na própria Globo.

Rapazes atacados

Não custa lembrar que Lucas e Gilberto foram os dois nomes mais atacados dentro do BBB nos últimos dias, sobretudo por Karol Conká, Nego Di e Jimena.

Karol maltratou tanto Lucas que foi tombada do lado de fora da casa e compete com Lumena pelo título de vilã desta edição.

Já Nego Di reproduziu frase racista ao questionar negritude de Gilberto: “Ele é sujinho. Se esfregar bem…”, disse, associando a pele negra do rapaz à sujeira. Um verdadeiro show de preconceito.

Falando pelas costas

O beijo atiçou até mesmo a sister Sarah, que se aproximou e pediu um beijo triplo. Educados e generosos, os rapazes atenderam o desejo da moça.

Depois, os outros participantes tentaram questionar longe dos dois que o beijo teria sido dado por interesse, parecendo não enxergar a química evidente no ato repleto de verossimilhança.

Vai continuar?

Depois do beijo ao ar livre, Lucas e Gilberto foram para o banheiro da casa do BBB21, onde o ator desabafou: “Tudo que eu faço agora é um erro. Se eu for eu, é um erro”, disse Lucas.

Gilberto consolou seu novo crush: “Relaxe, está de boa. Fique nervoso não”, pediu.

O ator então fez uma promessa ao seu novo amor, antes de seguirem juntos para o quarto: “Você lá fora vai ver que não é brincadeira”.

URGENTE: Lucas está fora do BBB

Lucas Koka começou como ator na Cia. de Teatro Os Satyros, na praça Roosevelt, centro de SP – Foto: Andre Stefano/Satyros/Divulgação – blogdoarcanjo.com

Cia. Os Satyros abraça Lucas Koka Penteado

A Cia. de Teatro Os Satyros divulgou comunicado neste domingo em apoio a Lucas Koka Penteado. O texto é assinado pelo grupo teatral fundado por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez no qual Lucas começou a carreira, na praça Roosevelt, centro de São Paulo, no projeto Satyros Teens. Na época ele era secundarista na Escola Estadual Caetano de Campos, também na praça Roosevelt e liderava o grêmio estudantil.

Leia o pronunciamento da companhia:

“Os Satyros vem através deste comunicado, prestar apoio total ao ex-participante do BBB21, Lucas Penteado, e à sua família, em um momento tão conturbado e de fragilidade pessoal.

Durante sua adolescência, Koka (como o conhecemos) iniciou sua carreira como ator adolescente de nosso projeto Satyros Teens.

Sempre foi um jovem afável e carinhoso, cheio de talento e energia. Nunca foi desrespeitoso ou agressivo.

Ao sair dos Satyros, contou com o nosso apoio quando se tornou líder do movimento estudantil que ocupou as escolas públicas de São Paulo.

Através de sua liderança, pudemos contribuir com mantimentos para os jovens do movimento. Sua capacidade de articulação e diálogo foi fundamental naquele momento.

Você vai superar tudo isso, Koka! Conte conosco sempre. A Praça Roosevelt é tua casa e estará sempre de portas abertas para tua arte”
, diz o texto postado por Ivam Cabral.

Suposto áudio chama Lucas de ‘monstro’ e ‘gremlim’

O rapper Projota também quis deixar o reality neste domingo, mas teria sido impedido por Boninho, segundo o site Notícias da TV. Um áudio vazado, supostamente do diretor do reality da Globo, afirma sobre Lucas: “Na hora que bebe vira um monstro […]. O moleque é de boa. Bebia e virava gremlin. A gente não sabia que ele não podia beber”.

Beijo ardente

Veja o primeiro beijo entre dois homens na história do BBB no Brasil:

Siga @miguel.arcanjo!

Ouça o Podcast do Arcanjo!

+ Artistas, Cultura e Entretenimento

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. Em 2020, passou a ser Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e começou o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

Leia todos os textos de Miguel Arcanjo Prado



Please follow and like us:

3 Resultados

  1. 07/02/2021

    […] Por Miguel Arcanjo PradoLucas Penteado deixou a casa do BBB 21, o Big Brother Brasil, na Globo. A emissora informou que vai explicar a saída do rapaz neste domingo à noite. A saída do rapaz acontece após Lucas dar o primeiro beijo gay do reality, no participante Gilberto, entrando os dois para a histór…. […]

  2. 07/02/2021

    […] Por Miguel Arcanjo PradoLucas Penteado deixou a casa do BBB 21, o Big Brother Brasil, na Globo, neste domingo, 7. A emissora informou que vai explicar a saída do rapaz na edição deste domingo à noite. A saída do ator, que integrou a Cia. de Teatro Os Satyros e atuou ainda em Malhação, acontece após Lucas dar o primeiro beijo gay do reality, no participante Gilberto, entrando os dois para a histór…. […]

  3. 07/02/2021

    […] Lucas Koka Penteado deixa o BBBLucas e Gilberto dão beijo histórico […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *