Prêmio APCA anuncia indicados em Teatro de 2020

Por Miguel Arcanjo Prado

Os críticos de teatro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), entidade da qual o diretor deste Blog do Arcanjo é membro, divulgaram os indicados referentes ao ano de 2020 em Teatro para o Prêmio APCA.

Veja também os indicados ao Prêmio Arcanjo de Cultura

Até o fim de janeiro, a comissão se reunirá novamente para estabelecer os vencedores em edição reduzida da premiação, por conta da crise provocada pela pandemia. Veja, a seguir, o anúncio oficial da instituição.

“2020 não foi um ano para comemorações em função da tragédia provocada pela pandemia da Covid-19, por outro lado seria injusto não celebrar a importância dos espetáculos realizados no primeiro trimestre do ano e também as iniciativas daqueles que bravamente enfrentaram outras linguagens para oferecer ao público o que se convencionou chamar de teatro virtual.

Com esse pensamento, Celso Curi, Edgar Olímpio de Souza, Evaristo Martins de Azevedo, José Cetra Filho, Kyra Piscitelli, Maria Eugênia de Menezes, Miguel Arcanjo Prado e Vinício Angelici –  críticos da área de teatro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA)  se reuniram- virtualmente no dia 12/01/2021 para definir critérios especiais para a premiação de 2020.

Serão premiadas apenas três categorias: Espetáculo, Espetáculo Virtual e Prêmio Especial. O Júri acredita que dessa forma conseguiu enaltecer os esforços para premiar o teatro que se reinventou, se provou e cresceu. Mas sem esquecer de refletir ano tão duro que foi de luta para artistas e técnicos.

Os vencedores serão divulgados após reunião da associação, na semana que vem. Entre os indicados de cada categoria será escolhido um vencedor, totalizando três vencedores em 2020. O modelo e data de premiação ainda serão definidos e divulgados quando oportuno.

O teatro nos une. O teatro nos torna fortes. Viva o teatro!”

Veja também os indicados ao Prêmio Arcanjo de Cultura

Indicados em Teatro
Prêmio APCA 2020

A Cor Púrpura – O Musical, indicado ao Prêmio APCA de Espetáculo – Foto: Divulgação

ESPETÁCULO
– A Cor Púrpura – O Musical
– Bertoleza
– Elisabeth Costello
– Fóssil
– Protocolo Volpone

A Arte de Encarar o Medo, do Satyros, indicada ao Prêmio APCA como Espetáculo Digital – Foto: Andre Stefano/Divulgação

ESPETÁCULO DIGITAL
– A Arte de Encarar o Medo
– Jacksons do Pandeiro
– Na Sala com Clarice
– Peça
– Tudo o Que Coube Numa VHS: Experimento sensorial em confinamento

João Acaiabe, indicado ao Prêmio Especial da APCA – Foto: Globo/Divulgação

PRÊMIO ESPECIAL
– Cia. Os Crespos, pela valorização do teatro negro em 15 anos de trajetória
– João Acaiabe, pelos 50 anos de trajetória artística e pioneirismo na representatividade negra nos palcos e nas telas.
– Projeto #mungunzadigital, da Cia. Mungunzá de Teatro, com entrevistas e transmissões ao vivo nas páginas digitais da companhia.
– Série “Cena Inquieta” em 26 episódios dirigida por Toni Venturi com curadoria de Silvana Garcia sobre teatros de grupo brasileiros
– Série “Protagonistas Invisíveis” em 14 episódios idealizada por André Grecco e dirigida por Adriana S. Lopes sobre técnicos de teatro

Aníbal Marques, o ‘Pelé’ do Theatro Municipal, concede entrevista a André Grecco na série Protagonistas Invisíveis, indicada ao Prêmio APCA – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo

Foto: A Arte de Encarar o Medo, do Satyros – Andre Stefano/Divulgação

+ Artistas, Cultura e Entretenimento

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. Em 2020, passou a ser Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e começou o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Bob Sousa.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça o Podcast do Arcanjo

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *