Bacurau ganha sessão na Globo após eleições municipais

Por Miguel Arcanjo Prado

Com os prefeitos do Brasil já eleitos, a Globo programou para esta segunda (30) a exibição do aclamado filme Bacurau na Tela Quente. O efervescente longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles levou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, na França e conta com a estrela brasileira Sonia Braga, recentemente eleita na lista dos 25 melhores atores do século pelo New York Times, e o astro alemão Udo Kier no elenco. Metáfora do Brasil atual, o filme é uma ficção científica não tão distante ao que acontece no país.

Para quem ainda não viu, o enredo é o seguinte: Num futuro próximo, os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, lamentam a perda de sua matriarca. Dias depois, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade, iniciando uma verdadeira guerra.

O Blog do Arcanjo adianta uma curiosidade: as filmagens aconteceram na comunidade de Barra, no município de Parelhas, sertão do Rio Grande do Norte. Ah, o elenco também traz nomes como Karine Teles, Antonio Saboia e Carlos Francisco. Não custa lembrar que o longa ganhou o 1º Prêmio Arcanjo de Cultura na categoria Cinema. O troféu foi recebido por Thomas Aquino, que vive o protagonista, Pacote. O filme começa às 22h55. Perde não.

Thomas Aquino, protagonista de Bacurau, recebe o Prêmio Arcanjo de Cultura em Cinema no Theatro Municipal de São Paulo – Foto: Annelize Tozetto/Blog do Arcanjo

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. Em 2020, passou a ser Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e começou o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Bob Sousa.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça o Podcast do Arcanjo

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *