Demolição do Minhocão: Pesquisa aponta 79% a favor

Por Miguel Arcanjo Prado

Pesquisa feita pelo jornal DCI (Diário Comércio e Indústria) apontou 79% de votos favoráveis à demolição do Minhocão, o Elevado Presidente João Goulart, em São Paulo. Apenas 12% se manifestaram a favor da “transformação total em parque”. Já 6% optaram pela “transformação parcial em parque”. A pesquisa foi realizada entre 15 e 22 de setembro e acompanhou a reportagem “Parque ou Demolição?”, sobre o futuro da famigerada via expressa elevada, considerada por muitos o maior erro arquitetônico viário paulistano.

Os leitores da publicação ainda puderam deixar comentários. A esmagadora maioria reiterou seu desejo que o Minhocão seja demolido totalmente, reforçando que a criação de um parque suspenso só gastaria mais dinheiro público e que, com o passar do tempo, o local não teria a segurança necessária.

Muitos citaram o exemplo de abandono das praças da cidade, temendo que o tal parque elevado se torne em pouco tempo uma espécie de nova cracolândia, segundo comentários. Outros leitores afirmaram que o Minhocão “é uma aberração” no coração do centro da cidade, tirando luz e vida das avenidas Amaral Gurgel, São João e General Olímpio da Silveira, além da praça Marechal Deodoro.

A reportagem do DCI lembrou que cidades como o Rio de Janeiro e Boston, nos Estados Unidos, aboliram seus elevados e viram depois essas áreas reflorescerem.

Ilustração: antiga imagem da praça Marechal Deodoro antes do Minhocão.

Ouça o Podcast do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *