Mostra Fale de Cinema Independente tem 36 curtas grátis no digital

Por Miguel Arcanjo Prado

Primeira mostra virtual de cinema em Belo Horizonte, a Mostra Fale de Cinema Independente promete exibir de graça 36 curtas entre 12 e 18 de setembro no canal do YouTube do coletivo Fale de Cinema, que reúne cinéfilos e realizadores na capital mineira desde 2016, quando surgiu como uma iniciativa estudantil durante a ocupação da Faculdade de Letras da UFMG.

O Blog do Arcanjo adianta que o evento será dividido em duas submostras: a Mostra Curta Curtos, com curtas que possuem menos de 5 minutos, e a Mostra YouTube, com filmes de até 30 minutos de duração. Todos foram selecionados a partir de um processo de curadoria que analisou quase 400 filmes inscritos a partir de um chamamento pelas redes sociais. Em todos os dias da programação, às 20h, está programada uma live com os realizadores selecionados, representantes de todas as regiões brasileiras.

Haverá ainda uma competição simbólica que vai eleger o melhor curta e as menções honrosas da seleção, escolhidos por júri popular e pelo júri da crítica, que reúne, entre outros nomes, o cineasta Gabriel Martins, diretor do longa No Coração do Mundo (2019) e dos curtas Nada (2017) e Rapsódia para o Homem Negro (2015). A programação completa já está no blog Fale de Cinema. Os realizadores ainda produzem o podcast Falecast, que já tem mais de 30 episódios, além de fazer lives mensais em parceria com o projeto Cine 104 Em Casa.

Imagem do abre: Ditadura Roxa, de Matheus Moura (Minas Gerais, 2020), 23′. Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo

Ouça o Podcast do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo




Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *