Festival de Gramado 2020 anuncia longas e homenageados

Por Miguel Arcanjo Prado

Um dos mais tradicionais eventos cinematográficos do Brasil, o Festival de Gramado anunciou os longas e homenageados. A atriz brasileira Denise Fraga será a homenageada com o Troféu Cidade de Gramado e o ator uruguaio César Troncoso com o Troféu Kikito de Cristal. Eles se unem ao ator Marco Nanini, escolhido para o Oscarito, e a diretora Laís Bodanzky, que será homenageada com o Troféu Eduardo Abelin.

De acordo com a organização de Gramado, este ano, 146 longas-metragens brasileiros (LMB) e 93 estrangeiros (LME) participaram da seleção. São Paulo, Rio de Janeiro e  Rio Grande do Sul lideraram as inscrições na categoria LMB, com 46, 30 e 13 títulos inscritos, respectivamente. Já Argentina, Espanha, Uruguai e México saíram à frente com as inscrições entre os longas-metragens estrangeiros, com 49, 10, 6 e 5 títulos inscritos, respectivamente. Ao todo, foram 15 estados mais o DF e 14 países.

Rafael Carniel, da Gramadotur: “Esta já é uma edição histórica do Festival de Gramado” – Foto: Edison Vara/Pressphoto/Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo

“Sempre tivemos orgulho do Festival que construímos, mas este ano tem um sabor ainda mais especial. Sabemos o impacto que o Festival de Cinema de Gramado tem para a carreira dos filmes. Manter a realização do evento e essa janela aberta para o mundo é, sobretudo, um compromisso que há 48 anos mantemos com o setor audiovisual. E como sempre podemos tirar o melhor das situações adversas, não podemos deixar de comemorar o alcance extraordinário que o Festival de Cinema de Gramado terá a partir da exibição pela televisão e por streaming. Esta já é uma edição histórica”, diz Rafael Carniel, presidente da Gramadotur.

A  48ª edição do evento acontece entre 18 e 26 de setembro em formato multiplataforma. O anúncio contou com presenças físicas do curador Marcos Santuario e do presidente da Gramadotur Rafael Carniel, e com a participação virtual dos curadores Pedro Bial e Soledad Villamil, além do apresentador do Festival e jornalista Roger Lerina. Veja, a seguir, quem concorre.

Longas-metragens brasileiros (LMB)

Aos pedaços – Rio de Janeiro
92’ – Drama ficção experimental
Direção: Ruy Guerra 

King Kong em Asunción – Pernambuco
90′ – Ficção
Direção: Camilo Cavalcante

Me chama que eu vou – São Paulo
70’10 – Documentário
Direção: Joana Mariani

O Samba é primo do Jazz – Rio de Janeiro
70’06″ – Documentário
Direção: Angela Zoé

Por que você não chora? – Distrito Federal
98′ – Ficção / Drama
Direção: Cibele Amaral

Todos os mortos – São Paulo
120’ – Drama
Direção: Caetano Gotardo & Marco Dutra
Um animal amarelo – Rio de Janeiro
115’ – Ficção
Direção: Felipe Bragança

Longas-metragens estrangeiros (LME)

Dias de Inverno
México90’ – Ficção
Direção: Jaiziel Hernández

El Gran Viaje al País Pequeño – Uruguai
105’47” – Documentário
Direção: Mariana Viñoles

El Silencio del Cazador – Argentina
103’20” – Drama / thriller
Diretor: Martin Desalvo

La frontera – Colombia
89’36” – Drama social
Direção: David David

Los Fuertes – Chile
98’ – Drama, Romance, LGBT
Direção: Omar Zúñiga

Matar a un Muerto – Paraguai
87’ – Drama
Direção: Hugo Giménez

Tu me manques – Bolívia
105’ – Drama
Direção: Rodrigo Bellott

Curtas gaúchos

A grande noite de premiação dos vencedores do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas, conhecido carinhosamente como Gauchão, será na quarta-feira, 23 de setembro. A cerimônia será transmitida direto do Palácio dos Festivais, sem plateia, mas o público poderá acompanhar tudo de casa. Os dezenove selecionados foram divulgados na primeira semana de agosto. Confira os concorrentes.

Curadoria

Este ano, o trio de curadores de Gramado é composto pelo jornalista e apresentador Pedro Bial, a atriz argentina Soledad Villamil e o jornalista e professor Marcos Santuario, este último na função desde 2012. 

Siga @miguel.arcanjo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *