Quem foi Tiradentes? Conheça a história do herói nacional da Inconfidência Mineira

A Execução de Tiradentes, de Alberto da Veiga Guignard – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes nasceu na Fazenda do Pombal, atual Ritápolis, em Minas Gerais, tendo sido batizado em 12 de novembro de 1746, e morreu enforcado no Rio de Janeiro em 21 de abril de 1792. A data de sua morte é feriado nacional, já que ele foi mártir da Inconfidência Mineira, que buscava a independência do Brasil de Portugal.

Tiradentes foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Personagem símbolo da conspiração denominada Inconfidência Mineira, é patrono cívico do Brasil, além de patrono das Polícias Militares e Polícias Civis dos Estados.

Desde o advento da República no Brasil (1889), Tiradentes é considerado herói nacional: sua figura como mártir foi reforçada pelos republicanos.

O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 21 de abril de 1992.

Siga @miguel.arcanjo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *