Fotos inéditas de Sebastião Salgado estão em mostra grátis na Paulista

Foto da exposição Gold – Mina de Ouro Serra Pelada, de Sebastião Salgado – Foto: Sebastião Salgado/Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

O público em São Paulo tem a chance de conferir de perto o trabalho de um dos maiores fotógrafos brasileiros de todos os tempos, Sebastião Salgado. A mostra “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”, em cartaz com entrada gratuita até 3 de novembro no Sesc Avenida Paulista, traz 56 imagens inéditas em preto e branco feitas em 1986 na mina de ouro que chegou a receber mais de 50 mil garimpeiros em busca do sonho do enriquecimento.

“Para Sebastião Salgado, o conceito de fronteira é apenas uma abstração criada pelos seres humanos. Para ele, o mundo não tem limites, somos um único lugar e necessitamos, basicamente, das mesmas coisas. A exposição Gold – Mina de Ouro Serra Pelada, montada de maneira tão generosa ao contato e a fruição do espectador diante das imagens, nos aproxima dessa afirmação e nos coloca diante do olhar universal de um dos maiores fotógrafos brasileiros”, define Bob Sousa, também fotógrafo, crítico de Artes Visuais da APCA e mestre em Artes pela Unesp, ao Blog do Arcanjo.

Sebastião Salgado nasceu em 1944 em Minas Gerais, Brasil, e atualmente mora em Paris, França. É casado com Lélia Wanick Salgado, com quem tem dois filhos e dois netos. Formado em economia, começou sua carreira como fotógrafo profissional em 1973, na França, trabalhando com agências de fotografia – dentre as quais a Magnum Photos – até 1994, quando ele e Lélia Wanick Salgado fundaram a Amazonas Images, dedicada exclusivamente à sua obra. Ele viajou por mais de 100 países para desenvolver seus projetos fotográficos reconhecidos no mundo todo.

Sesc Avenida Paulista – Av. Paulista, 119, Paraíso, São Paulo, metrô Brigadeiro; tel. 11 3170-0800. Ter. a sáb.: 10h às 21h30. Dom.: 10h às 18h30. Até 3/11. Livre. Grátis.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Please follow and like us:
Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022 Após críticas, Nômade Festival coloca negros com Erykah Badu Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP