22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes une sabores à tradição de MG

Bem antes de a gastronomia virar moda, a cidade mineira de Tiradentes já a respeitava como um grande patrimônio cultural e histórico. Isso é fruto, claro, da sabedoria tricentenária da cidade mineira repleta de história em cada um de seus antigos paralelepípedos ou casarios coloniais. Assim, chega à 22ª edição o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, realizado entre 23 de agosto e 1º de setembro.

Os moradores e turistas ávidos em saborear coisas novas vão se deparar com mais de 200 atrações gastronômicas pinçadas pelo Projeto Fartura — cuja Expedição Fartura percorreu 77 mil quilômetros pelo Brasil, levantando nossos principais ingredientes, receitas, chefs e produtores, consolidados na plataforma Fartura – Comidas do Brasil.

Chefs e produtores se unem ao público em tendas e também em aulas, palestras e cozinha ao vivo. O Blog do Arcanjo, que vai acompanhar tudo de perto, adianta algumas estrelas da gastronomia nacional que estarão por lá: Marcelo Petrarca (DF), Alberto Landgraf (RJ), André Mifano (SP), Morena Leite (SP), Henrique Gilberto (MG) e Marco Gil (CE).

22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes inclui aulas ao vivo com chefs renomados – Foto: Nereu Jr. @nereujr – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

A lista dos restaurantes participantes inclui Cultivo; Plano B, Biroska (de Tiradentes), Taberna dos Inconfidentes, Ora Pro Nobis, Cia do Boi e Estalagem do Sabor.

A base da curadoria gastronômica é a Expedição Fartura que já percorreu o Brasil inteiro em mais de 77 mil km coletando informações sobre chefs, produtores, produtos, ingredientes, mercados e receitas. Além disso, a presença dos festivais Fartura em todas as regiões do país consolidam o Fartura – Comidas do Brasil como a mais completa plataforma e fonte gastronômica do país.

Animação toma conta dos mineiros e turistas no 22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes: de 23 de agosto a 1º de setembro – Foto: Nereu Jr. @nereujr – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Entre as aulas interativas na Praça do Conhecimento estão as da DuPain, ou de confeitaria com Rafael Pires. Especialistas como Eduardo Girão e Juliana Ustra, falando de queijos e chocolates brasileiros, e Elzinha e Márcia Nunes, abordando o legado Dona Lucinha, grande chef mineira que morreu este ano, também dividirão seus conhecimentos, bem como as aulas na Pousada Escola Senac.

Outro charme é o espaço Origem ao Prato, que mostra todo processo de preparo de uma delícia: nele estarão profissionais como Elzinha Nunes e Márcia Nunes, do Dona Lucinha, Juliano Caldeira, do Rima dos Sabores, Cristóvão Laruça, do Caravela, e Caio Soter de Noronha, do Alma Chef.

Ainda haverá a o espaço Produtos & Produtores, os embutidos e queijos do Casal Gastrô e os doces da Doces Bom, entre outros quitutes imperdíveis. Claro que nem só de comida vive o evento, que ainda conta com fartura também na programação de shows.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Artistas celebram o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes nas ruas centenárias da cidade histórica mineira – Foto: Nereu Jr. @nereujr – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Fartura Brasil (@farturabrasil) em

Please follow and like us:
Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP The Crown mostra que Charles traiu Diana Caetano Veloso se emociona em show após morte de Gal Costa Prêmio Arcanjo de Cultura acontece no Teatro Sérgio Cardoso