22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes une sabores à tradição de MG

22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes: de 23 de agosto a 1º de setembro – Foto: Nereu Jr. @nereujr – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Bem antes de a gastronomia virar moda, a cidade mineira de Tiradentes já a respeitava como um grande patrimônio cultural e histórico. Isso é fruto, claro, da sabedoria tricentenária da cidade mineira repleta de história em cada um de seus antigos paralelepípedos ou casarios coloniais. Assim, chega à 22ª edição o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, realizado entre 23 de agosto e 1º de setembro.

Os moradores e turistas ávidos em saborear coisas novas vão se deparar com mais de 200 atrações gastronômicas pinçadas pelo Projeto Fartura — cuja Expedição Fartura percorreu 77 mil quilômetros pelo Brasil, levantando nossos principais ingredientes, receitas, chefs e produtores, consolidados na plataforma Fartura – Comidas do Brasil.

Chefs e produtores se unem ao público em tendas e também em aulas, palestras e cozinha ao vivo. O Blog do Arcanjo, que vai acompanhar tudo de perto, adianta algumas estrelas da gastronomia nacional que estarão por lá: Marcelo Petrarca (DF), Alberto Landgraf (RJ), André Mifano (SP), Morena Leite (SP), Henrique Gilberto (MG) e Marco Gil (CE).

22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes inclui aulas ao vivo com chefs renomados – Foto: Nereu Jr. @nereujr – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

A lista dos restaurantes participantes inclui Cultivo; Plano B, Biroska (de Tiradentes), Taberna dos Inconfidentes, Ora Pro Nobis, Cia do Boi e Estalagem do Sabor.

A base da curadoria gastronômica é a Expedição Fartura que já percorreu o Brasil inteiro em mais de 77 mil km coletando informações sobre chefs, produtores, produtos, ingredientes, mercados e receitas. Além disso, a presença dos festivais Fartura em todas as regiões do país consolidam o Fartura – Comidas do Brasil como a mais completa plataforma e fonte gastronômica do país.

Animação toma conta dos mineiros e turistas no 22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes: de 23 de agosto a 1º de setembro – Foto: Nereu Jr. @nereujr – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Entre as aulas interativas na Praça do Conhecimento estão as da DuPain, ou de confeitaria com Rafael Pires. Especialistas como Eduardo Girão e Juliana Ustra, falando de queijos e chocolates brasileiros, e Elzinha e Márcia Nunes, abordando o legado Dona Lucinha, grande chef mineira que morreu este ano, também dividirão seus conhecimentos, bem como as aulas na Pousada Escola Senac.

Outro charme é o espaço Origem ao Prato, que mostra todo processo de preparo de uma delícia: nele estarão profissionais como Elzinha Nunes e Márcia Nunes, do Dona Lucinha, Juliano Caldeira, do Rima dos Sabores, Cristóvão Laruça, do Caravela, e Caio Soter de Noronha, do Alma Chef.

Ainda haverá a o espaço Produtos & Produtores, os embutidos e queijos do Casal Gastrô e os doces da Doces Bom, entre outros quitutes imperdíveis. Claro que nem só de comida vive o evento, que ainda conta com fartura também na programação de shows.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Artistas celebram o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes nas ruas centenárias da cidade histórica mineira – Foto: Nereu Jr. @nereujr – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fartura Brasil (@farturabrasil) em

Você pode gostar...