“Não estou no Carnaval de Salvador só pelo dinheiro”, diz Margareth Menezes

Ícone do Carnaval da Bahia, Margareth Menezes não conseguiu um trio elétrico adequado para sua banda e precisou cancelar sua participação no Carnaval de Salvador no último domingo (3) – Foto: Ana Catarina Duarte/@anacaat/Divulgação Equipe Margareth Menezes – Blog do Arcanjo – UOL

A cantora Margareth Menezes se pronunciou sobre o polêmico cancelamento de sua participação no Carnaval de Salvador no Circuito Dodô, no último domingo (3). Leia o pronunciamento da artista baiana:

“Aos meus fãs, seguidores, admiradores, amigos e foliões e a quem mais interessar:

Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus, a minha equipe, meus amigos e fãs pela linda temporada de verão que tivemos!

O trabalho para as apresentações no Carnaval começaram com bastante antecedência em virtude da minha longa agenda, graças a Deus.

Na quarta feira (20/02), uma semana antes do Carnaval, quando foi liberado a visita dos técnicos aos trios elétricos que íamos usar, fomos alertados por profissionais de alto nível e experiência, que o trio elétrico Feroz (que seria usado por mim no domingo de Carnaval), não tinha espaço físico, nem equipamentos que fossem adequados às nossas necessidades, conforme relatório técnico, que está diponivel para análise e avaliação de quem quer que seja e será apresentado à Saltur no momento oportuno.

A minha produção procurou imediatamente as pessoas responsáveis por parte da prefeitura, inclusive o nosso amigo querido Isaac Edington, para informar e pedir providências. Ele encaminhou a situação para outras pessoas que ao longo de quatro dias não conseguiram resolver o problema, se limitando a informar que nada poderia ser feito a respeito.

Por último, tentei uma comunicação com o Prefeito, mas não obtive sucesso (acredito que pela sua alta demanda nesse período).

Diante da situação gravíssima de falta de equipamentos adequados ao formato da minha banda e espaço físico mínimo necessário para a equipe, tivemos que tomar a decisão de suspender a apresentação.

Não tivemos outra opção.

Deixo aqui bem claro, que não estávamos exigindo nada, além condições mínimas de espaço físico e qualidade para uma performance de 4h30 a 5h de trabalho.

Não preciso aqui levantar o meu currículo para mostrar nada, minha história e o meu valor como artista está no resultado posto. Nem tudo que se conquista se resume a números. Eu tenho volume e credibilidade no Brasil e internacionalmente para referendar o padrão do meu trabalho, meu valor e as contribuições trazidas para a minha cidade, como artista, mulher negra conectada com a realidade do meu país e produzindo ativamente ao longo desses 31 anos de carreira.

Pela minha consciência, não posso expor meu trabalho, nem a música do povo que represento de maneira inadequada. Nós, artistas e todos que trabalham com arte, cultura e entrenenimento em Salvador, deveríamos ter o compromisso de dar o nosso melhor para nosso povo e para a nossa cidade, ser exemplo positivo e não depreciativo do nosso Carnaval.

O respeito ao público passa por esse quesito de qualidade mínima . A musica tem que ser bem ouvida! Todos os sons têm que ter um mínimo de padrão de qualidade.

Eu não brinco de cantar, eu não estou no Carnaval de Salvador só pelo dinheiro. Eu, como todo os outros artistas de dentro e de fora da Bahia, se somos atrações da festa é por representar um povo. No meu caso pesa ainda a representatividade que tenho nacional e internacional da cultura afro-baiana e brasileira contemporânea.

Sinto por este ocorrido, que me deixou muitíssimo triste, por não ter cantado no Domingo de Carnaval na minha cidade amada.

Sinto pelos meus fãs e pessoas que estavam me esperando. Fiquei muito triste porque, dos 21 Trios que poderiam ser cedidos para a minha apresentaçao naquele domingo, foi disponibilizado um que não atendia as especificações tecnicas e condições mínimas de espaço fisico, necessárias para minha apresentação.

Essa mensagem nao tem o sentido de apontar culpados, e sim de dar um retorno a todos a quem devemos respeito e que de alguma forma foram afetados por este ocorrido.

Peço desculpas ao meu público, mas eu não tinha outra coisa a fazer.

Respeitosamente,

Margareth Menezes”

Siga Miguel Arcanjo Prado no Instagram

Please follow and like us: