Filme brasileiro com atriz trans ganha 2 prêmios em Paris

Julia Katharine em cena de “Lembro Mais dos Corvos”, de Gustavo Vinagre: dois prêmios na França – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo/UOL

Por Miguel Arcanjo Prado

O longa “Lembro Mais dos Corvos”, dirigido pelo cineasta paulista Gustavo Vinagre e protagonizado pela atriz transexual Julia Katharine, acaba de ganhar dois prêmios em um dos maiores festival de documentário do mundo, o Cinéma du Réel, em Paris, na França.

“Lembro Mais dos Corvos”, que tem uma proposta um tanto radical — uma personagem, uma locação, e o tempo do decorrer de uma noite — agradou e venceu o Prêmio Joris Ivens, concedido ao melhor filme na Competição de Primeiros Filmes, e também o Prêmio de Melhor Filme do Júri Jovem. Esse mesmo festival já reconheceu o talento de brasileiros em edições passadas, como quando premiou “Santiago”, clássico do documentário brasileiro dirigido por João Moreira Salles.

No longa, Julia Katharine conta de forma profunda e tocante episódios que marcaram sua vida, revelando, inclusive, um abuso sexual sofrido durante boa parte de sua infância, como foi imigrar para o Japão, terra de seus antepassados, além das mudanças em seu corpo.

Na França, o filme deu sequência à sua trajetória histórica de sucesso, já que foi o responsável por fazer de Julia Katharine a primeira pessoa transgênero a ser premiada na tradicional Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro deste ano, antecipando inclusive o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para “Uma Mulher Fantástica”, com a atriz transexual chilena Daniela Vega sob direção de Sebastián Lelio.

O cineasta Gustavo Vinagre, em sua passagem pelo Cinéma du Réel, onde seu filme “Lembro Mais dos Corvos” levou dois prêmios – Foto: Rhaíssa Mopi/Divulgação – Blog do Arcanjo/UOL

Lisboa e Nova York

“Estou muito contente com a recepção do filme, desde sua estreia em Tiradentes”, diz Julia Katharine ao Blog do Arcanjo no UOL. Ela não pôde ir a Paris, mas agora se prepara para apresentar o filme em Lisboa, na competição de outro importante festival, o Indie Lisboa.

“A presença trans em festivais de cinema ainda é muito escassa, e estou muito feliz de poder me fazer presente e representar a causa”, afirma Julia.

Além disso, o filme estreará no Art of the real, no Lincoln Center, em Nova York, em maio. “O filme está indo super bem no circuito de festivais. Esperamos estrear comercialmente no Brasil em breve”, afirma Vinagre.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter

Please follow and like us: