Maior do Brasil, Festival de Curitiba tem 2.200 artistas no Fringe

Cena da peça “Love Fair”, do Espírito Santo, que participa do Fringe no Festival de Curitiba com apresentação no dia 31/3, às 20h, no Auditório Brasílio Itiberê – Foto: Gabriela Julia/Divulgação

Maior evento teatral do país e com mais de 400 espetáculos, o Festival de Curitiba começa em 27 de março e vai até 8 de abril.

Apenas uma de suas mostras, o Fringe, que chega à 21ª edição, reunirá 2.200 artistas nos 12 dias de evento, informou a direção do festival ao Blog do Arcanjo no UOL.

Serão 372 espetáculos do Brasil, Portugal, Chile, Uruguai e Colômbia, totalizando quase 1.500 apresentações, além de 20 mostras específicas. Do total, 12 atrações são internacionais.

O público verá no Fringe nomes como Leticia Spiller, Maureen Miranda, Sofia Monsalve, Marilyn Nunes, Carlos Simioni, Tuca Pinheiro, Nina Caetano, Maikon K, Ismine Lima, o Grupo Erro, de Florianópolis, e Marcos Bulhões, entre outros.

O Fringe se espalha por 79 espaços na cidade de Curitiba e também Região Metropolitana, numa média de 10 espetáculos e 30 apresentações por teatro.

Como sempre, o Fringe não se limita aos palcos convencionais: haverá espetáculos a que se vai de bicicleta, vários que acontecem em uma bicicletaria e outro apresentado em uma Kombi.

Só na rua, são 75 espetáculos em 300 apresentações.

Para quem está sem grana, uma boa notícia: o Fringe terá 96 peças grátis, totalizando 384 sessões gratuitas, e 46 no sistema “Pague o Quanto Vale”, em que o público escolhe quanto deve pagar em 138 apresentações.

Estão representados 14 estados no Fringe: depois do Paraná, com 211 espetáculos, vem São Paulo com 37; Rio com 32; Santa Catarina com 15; Minas Gerais com 13 e Espírito Santo com 11.

Das 20 mostras específicas do Fringe, 15 são de Curitiba, uma é de Londrina, uma do Rio Grande do Sul Uma vem de Portugal e as demais têm origem em Mato Grosso e Ceará.

Conheça as 20 mostras do Fringe 2018:

1. 2ª Mostra de Teatro de Segunda: 13 atrações no AP da 13, com convidados de São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte e Morretes;
2. 5ª Mostra Ave Lola – “Uma pausa para o artista e seu ofício”: 5 atrações no Espaço de Criação Ave Lola, com espetáculos da casa e convidados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, no sistema “Pague quanto vale”.
3. Mostra Palavração da UFPR: 5 atrações no Teuni com repertório do grupo de Teatro da UFPR e da Oficina Formativa.
4. Mostra de Espetáculos Musicais: 7 atrações no Teatro Cena Hum com repertório do grupo desse espaço e convidados de São José dos Pinhais, Curitiba e João Pessoa.
5. Mostra Autorizando Novos Ritmos: Show de música autoral, com as bandas curitibanas Projeto Reinventar, A Funda, Dabliu e Vini Teixeira, no Teatro Paiol.
6. Coletivo El Camino: 9 atrações na Bicicletaria Cultural. Performances musicais e teatrais, com convidados de Curitiba, Montevideo e Rio de Janeiro;
7. Arte da Comédia 10 anos: 5 atrações na Praça Santos Andrade, com Teatro de Rua e Comédia Dell´arte para celebrar o aniversário de 10 anos do Grupo. Programação gratuita.
8. Mostra Mujeres: 5 atrações na Sociedade 13 de Maio, abordando o universo feminino através de shows, performance e espetáculos teatrais. Mostra produzida e realizada por mulheres.
9. Mostra Circo – Teatro dos Comparsas: promovida pela Comparsaria Cênica e grupos parceiros, traz ao Fringe o teatro popular de pavilhão. A mostra ofertará também aulas abertas e bate-papo;
10. Mostra Transcendental: 7 atrações com repertório pelo viés espirita, no Teatro Rodrigo D´Oliveira com o Grupo Independente de Teatro de Curitiba;
11. Mostra de Teatro de Formas Animadas de Rua – Animarua: 25 atrações “Pague o quanto vale” com convidados da Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Chile e Rio de Janeiro;
12. Mostra Universitária Teuni: 9 atrações com convidados da USP (São Paulo), Unespar, UFPR e PUC (Curitiba), UEM (Maringá) e Udesc (Florianópolis);
13. Cena Criança – Mostra Sesi de Teatro Infantil: 4 atrações no Sesi Portão, com curadoria de Michele Menezes e Maíra Lour. Entrada Gratuita;
14. Mostra Formativa Casa Sesi Heitor Stockler de França – A pré-expressividade do ator: com 5 atrações voltadas para a especialização do artista de teatro;
15. Mostra Dramaturgias – Casa Sesi Heitor Stockler de França – Com atrações que emergem dos encontros formativos de dramaturgia do Sesi;
16. Mostra Cena Ceará: 4 atrações no Teatro Novelas Curitibanas com o Grupo Pavilhão Magnólia e Cia Prisma de Arte em espetáculos teatrais e de rua;
17. Mostra Portuguesa: 7 atrações no Teatro Novelas Curitibanas com o Grupo Faísca de Teatro, de Lisboa. Atividades formativas, espetáculos, bate-papo. Programação: “Pague o quanto vale”.
18. Mostra Devir – Mulher na Cena Contemporânea: 4 atrações no Espaço Movimento Enxame com o Grupo Neelic, de Porto Alegre, em espetáculos teatrais que abordam a mulher e sua posição social.
19. O Levante em Cena: 10 atrações na Sala Londrina com o coletivo de artistas mato-grossenses formado pelos grupos Solta Cia de Teatro, Theatro Fúria e Chia Thereza Helena, com propostas cênicas de cunho autoral.
20. Mostra Pé Vermelho: Okupação Londrina: 15 atrações no Teatro José Maria Santos com artistas de Londrina unidos em um coletivo para trazer a Curitiba a cena teatral da cidade no Norte do Paraná, com espetáculos de teatro e espetáculos de rua. Apresentações pagas e gratuitas.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter

Please follow and like us:
Teatro nos Parques percorre SP e Brasil ‘Se fosse homem, teria mais visibilidade’, diz Eloisa Vitz Musical A Pequena Sereia encanta família inteira no Teatro Santander Capital Inicial lança Natasha com feat de Marina Sena Evita Open Air conquista o público no Parque Villa-Lobos