Após censura judicial, peça com Jesus travesti é encenada em Savaldor

Renata Carvalho é aplaudida em Salvador após encenar “O Evangelho Segundo Jesus – Rainha do Céu” – Foto: Leonardo Pastor/Fiac/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

A peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, na qual a atriz travesti Renata Carvalho faz o papel de Jesus, foi proibida pela Justiça de realizar sua segunda sessão no Espaço Cultural Barroquinha, nesta sexta (27), em Salvador, dentro da programação do 10º estival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (Fiac), que termina neste domingo (29).

A decisão foi concedida pelo juiz Paulo Albiani Alves, da 12ª Vara Cível, diante de ação movida contra a Fundação Gregório de Matos, responsável pela gestão do Espaço Cultural da Barroquinha, onde estava programada a sessão.

Segundo o Fiac, a citação chegou às 17h desta sexta (27), “impossibilitando qualquer tentativa de reverter judicialmente a decisão do juiz de primeira instância” e a realização da peça no local.

Em nota, o festival afirmou que a decisão judicial ocorreu “mesmo sem conhecer o espetáculo e baseado exclusivamente nas alegações dos proponentes da ação”.

A peça já tinha feito sessão no dia 26, com ingressos esgotados.

A nota do Fiac diz ver “censura explicita à liberdade de expressão, que tenta impedir a reflexão sobre temas importantes para toda a sociedade” com a proibição da peça. E acrescenta: “É também uma afronta ao direto dos artistas de ocuparem espaços de visibilidade em nossa cidade, exercendo a liberdade de criar e se expressar a partir de narrativas múltiplas […] com o desafio de construir experiências que possam contribuir para dar a relevância que a arte precisa ter no mundo. Não vamos parar”.

Como a proibição judicial era estrita à realização da peça no Espaço Cultural Barroquinha, o espetáculo foi transferido a um novo local, o Goethe-Institut, onde foi visto pelo público que havia comprado ingresso e fortemente aplaudido, informou o Fiac.

Histórico de polêmica

“O Evangelho Segundo Jesus – Rainha do Céu” é uma peça escrita pela dramaturga transexual escocesa Jo Clifford, que a encenou no Brasil, no FIT-BH (Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte) em 2016.

No mesmo ano, a adaptação brasileira da obra estreou com direção de Natalia Mallo e com a atriz travesti Renata Carvalho no papel de Jesus. A obra rememora frases de Cristo tiradas dos Evangelhos, na qual ele prega o amor ao próximo e condena o julgamento do outro.

Após confusão no Filo (Festival Internacional de Londrina), em agosto de 2016, quando a peça foi ameaçada de censura e sua equipe recebeu ameaças, a obra foi censurada judicialmente pela primeira vez em setembro deste ano, por conta de uma apresentação no Sesc Jundiaí, no interior de São Paulo.

A participação da obra em Porto Alegre, em setembro, e em Belo Horizonte, neste mês, também sofreu tentativa de censura judicial, que foi negada pela Justiça nestas cidades. A peça foi apresentada com sucesso em Montevidéu e em Buenos Aires neste mês, com a atriz trans uruguaia Fabiana Fine dirigida por Natalia Mallo.

Please follow and like us: