Sanfoneiro se irrita com sertanejo: Devolva meu São João!

Tangino Gondim: compositor de “Esperando na Janela” acha que muitos sertanejos não estão respeitando o São João do Nordeste – Foto: Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

A polêmica sobre a invasão sertaneja nas festas de São João do Nordeste tem mais um capítulo.

O sanfoneiro Targino Gondim, discípulo de Dominguinhos, ficou irritado com o fato de muitos sertanejos na festa de São João de Petrolina, em Pernambuco, sequer inserirem clássicos juninos em seus repertórios.

Ao subir no palco na noite da última terça (20), mesmo dia em que Marília Mendonça se apresentou no evento, ele discursou antes de tocar “Olha pro Céu”, de Luiz Gonzaga, uma típica música de São João.

“Devolva Meu São João! Peço, por favor, que todas as atrações que venham aqui, sejam elas sertanejo ou não, que elas tenham a sensibilidade e o respeito também de aqui nesse palco tocar alguma coisa, um clássico junino, um clássico de São João. Para lembrar e escutar o nosso povo, o nosso Nordeste, que a gente merece. O lugar da sanfona é aqui nesse palco”, desabafou.

Depois, em sua rede social, Gondim disse mais: “Não importa a hora ou a cidade! Todo artista, seja ele forrozeiro de verdade, falso, sertanejo, axezeiro, pagodeiro, funkeiro têm que respeitar o nosso São João do Nordeste, homenageando ou cantando algum clássico junino! Viva São João hoje e sempre!”, completou.

Neste ano compõem a programação do São João de Petrolina nomes como Luan Santana, Simone & Simária, Jorge & Matheus e Bruno & Marrone, entre outros sertanejos.

Targino Gondim é compositor de “Esperando na Janela”, música consagrada por Gilberto Gil na trilha do filme “Eu Tu Eles”. Dominguinhos o considerava seu herdeiro na sanfona.

Veja o vídeo com o desabafo de Targino Gondim

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Você pode gostar...