Escritora cria peça para despertar valorização dos professores

A escritora e agora também dramaturga Inez Andrade – Foto: Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

Autora do livro infanto-juvenil “Os Contos que Carlinhos Conta”, a escritora Inez de Andrade se aventura pela primeira vez no teatro como dramaturga.

Ela estreia neste sábado (3) sua primeira peça teatral, “A Professora Sofia e o Rei”, no Teatro do Ator (praça Franklin Roosevelt, 172), em São Paulo, onde cumpre temporada destinada aos pequenos e seus pais até 29 de julho, sempre aos sábados, às 16h, com ingressos a R$ 30 e R$ 15.

A obra conta a história de Sofia, uma aguerrida professora que precisa enfrentar os desmandos de um rei obtuso e autoritário.

Em conversa com o Blog do Arcanjo do UOL, Inez conta que a ideia surgiu à medida em que via reportagens falando da precariedade das escolas brasileiras, sobretudo na região Nordeste. Ficou entristecida ao ver salas de aulas caindo aos pedaços e escolas até sem banheiro para as crianças. Resolveu fazer a peça.

“Como escritora, tenho a obrigação de usar minha voz como arma para denunciar o que fazem com a educação em nosso país”, avisa.

Seu espetáculo serve de metáfora para o descaso do poder público para com a educação.

“O rei é o governo que destrói todas as escolas do país. As professoras são as Sofias, que não desistem de seu ideal de ensinar as crianças”, explica a dramaturga.

Ela deseja que os pequeninos que vejam a montagem saiam tocados do teatro. “Espero despertar a consciência nas crianças de respeitar e valorizar o professor, porque ele é o responsável por tudo que elas serão na vida”, diz.

“A Professora Sofia e o Rei” tem direção de Fran Rorato, que atua na obra ao lado de João Paulo Nóbrega.

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us:
Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022 Após críticas, Nômade Festival coloca negros com Erykah Badu Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP The Crown mostra que Charles traiu Diana