Mallu Magalhães pede desculpas a quem se ofendeu com clipe acusado de racismo

Mallu Magalhães no clipe de “Você Não Presta”: polêmica, acusações de racismo e pedido de desculpas da cantora – Foto: Reprodução

Por Miguel Arcanjo Prado

Mallu Magalhães se pronunciou nesta quarta (24) sobre a polêmica em torno de seu clipe “Você Não Presta”, acusado de reforçar o racismo. O trabalho, lançado há poucos dias, foi alvo de críticas na internet (entenda melhor o porquê).

Veja, abaixo, a declaração completa da cantora, enviada por sua assessoria ao Blog do Arcanjo do UOL:

“Fico muito triste em saber que o clipe da música ‘Você não presta’ possa ter ofendido alguém. É muito decepcionante para mim que isso tenha acontecido. Gostaria de pedir desculpas a essas pessoas. Meu trabalho e minha mensagem têm sempre finalidade e ideais construtivos, nunca, de maneira nenhuma, destrutivos ou agressivos.

A arte é um território muito aberto e passível de diferentes interpretações e, por mais que tentemos expressar com precisão uma ideia, acontece de alguns significados, às vezes, fugirem do nosso controle.

Sei que o racismo ainda é, infelizmente, um problema estrutural e muito presente. Eu também o vejo, o rejeito e o combato.

Li cada uma das críticas, dos posts e comentários, e o debate me fez refletir muito sobre o tema. Entendo as interpretações que derivaram do clipe, mas gostaria de deixar claro minhas reais intenções.

A ideia era ter um clipe com excelentes dançarinos que despertassem nas pessoas a vontade de dançar, de se expressar. Foram convidados pela produtora e pelo diretor os bailarinos Bruno Cadinha, Aires d´Alva, Filipa Amaro, Xenos Palma, Stella Carvalho e Manuela Cabitango. Com a última, inclusive, tive a alegria de fazer aulas para me preparar para o vídeo.

É realmente uma tristeza enorme ter decepcionado algumas pessoas, mas ao mesmo tempo agradeço a todos por terem se expressado. E reitero o meu pedido de desculpa. É uma oportunidade de aprender.

Espero que, após este esclarecimento, seja aliviado deste espaço de conversa qualquer sentimento de ofensa ou injustiça, ficando os fundamentos nos quais tanto acredito: a dança, a arte e o convite à música.

Mallu Magalhães

Entenda a polêmica de racismo no clipe de Mallu Magalhães “Você Não Presta”

Leia também: Musical sobre Zeca Pagodinho procura protagonista parecido com o cantor

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: