Virada tem peças grátis com Marília Gabriela, Dalton Vigh e Lucy Ramos: veja dez dicas

Marília Gabriela e Caco Ciocler estão em “Contelações” – Foto: Miro

Por Miguel Arcanjo Prado

A Virada Cultural de São Paulo acontece neste fim de semana. O teatro faz parte da programação gratuita. O Blog do Arcanjo do UOL fez uma seleção de dez atrações imperdíveis, com nomes como Marília Gabriela, Dalton Vigh, Cacau Melo e Lucy Ramos. Os ingressos para todas as peças são distribuídos até as 16h deste sábado (20) no Teatro Municipal, na praça Ramos de Azevedo, no centro paulistano (metrôs Anhangabaú e República). Escolha um espetáculo abaixo e tenha uma ótima sessão!

“Constelações”
Onde: Tucarena (r. Monte Alegre, 1024, Perdizes)
Quando: 20/05, 21h
Sinopse: Pode uma simples palavra alterar o rumo de nossas vidas? Através de uma sucessão vertiginosa de sketches, os espectadores acompanham o relacionamento entre Marianne e Roland, que vai se desdobrando através do tempo e do espaço. A peça é protagonizada por Marília Gabriela, que contracena ou com Caco Ciocler ou Sergio Mastropasqua.

“Retratos & Canções” – Foto: Allan Bravos

“Retratos & Canções”
Onde: Teatro Augusta (r. Augusta, 943, metrô Paulista)
Quando: 20/05, 20h
Sinopse: Retratos & Canções é uma comédia feita por diálogos extraídos de músicas. A história de Carolina, Tadeu, Marvin e Diana é contada exclusivamente por citações de letras dos maiores sucessos dos últimos 30 anos. Ao identificar os diálogos o público interage com a peça, tornando-se parte dela.

“Uma Peça por Outra”, com Dalton Vigh – Foto: Divulgação

“Uma Peça por Outra”
Onde: Teatro Aliança Francesa (r. General Jardim, 182, metrô República)
Quando: 20/05,  20h30
Sinopse: Com Dalton Vigh no elenco, “Uma Peça Por Outra” apresenta esquetes curtas que satirizam a comunicação e as convenções teatrais. A peça apresenta uma reunião das peças curtas de Jean Tardieu, multipremiado dramaturgo francês, falecido em 1995, expoente do teatro do absurdo ao lado de Ionesco, Beckett e Pinter.

“AntiComics” – Foto: Divulgação

“AntiComics, Uma Paródia dos Super-Heróis”
Onde: Teatro Comunne (r. da Consolação, 1218)
Quando: 21/05, 17h
Sinopse: O espetáculo é uma divertida paródia dos super-heróis (Superman, Batman, Mulher Maravilha) que questiona seus superpoderes em situações de vulnerabilidade, com os quadros O Evangelho segundo o Super-homem”, “A Vida Sexual dos Morcegos” e “A Festa do Pijama”, da premiada escritora de Córdoba, Argentina, Sonia Daniel.

“Hotel Mariana”, com Lucy Ramos no elenco – Foto: Divulgação

“Hotel Mariana”
Onde: Estação Satyros (praça Franklin Roosevelt, 134, metrô República)
Quando: 20/05, 20h
Sinopse: Eram quase três e meia da tarde de 5 de novembro de 2015, um dia quente, como de costume no vale do Rio Doce, quando a barragem de rejeitos de minérios de Fundão, em Mariana-MG, com cerca de 55 bilhões de litros de lama espessa, rompeu-se sobre os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Depoimentos perturbadores e surpreendentes são colocados no palco e evidenciam a simplicidade de pessoas que perderam tudo ou quase tudo o que tinham.

“Palhaços” – Foto: Alexandre Diniz

“Palhaços”
Onde: Espaço dos Parlapatões (praça Franklin Roosevelt, 158, metrô República)
Quando: 20/05, às 22h
Sinopse: A trama se passa no intervalo de apresentação do palhaço Careta (Antônio Netto) que recebe em seu camarim a visita de um espectador, Benvindo (Sérgio Carrera), um vendedor de sapatos encantado com a performance. Se aproveitando da extrema inocência do visitante, o palhaço Careta expõe as dificuldades e dores de ser um artista, e estabelece um jogo de faz de contas para que Benvindo perceba o sentido de sua própria vida, condicionada aos padrões estabelecidos pela sociedade.

“A Alma Imoral” – Foto: Divulgação

“A Alma Imoral”
Onde: Teatro Eva Herz (av. Paulista, 2073, Livraria Cultura, metrô Consolação)
Quando: 20/05, 21h
Sinopse:  Peça desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização – corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência. Sozinha no palco, Clarice Niskier está em contato direto com a plateia, sem fazer uso da chamada “quarta parede”. Para contar histórias e parábolas da tradição judaica, a atriz vale-se somente de uma cadeira panton preta e um grande pano preto que, concebido pela figurinista Kika Lopes, transforma-se em oito diferentes vestes.

Musical “Roque Santeiro” – Foto: João Caldas

“Roque Santeiro”
Onde: Teatro FAAP (r. Alagoas, 903, Higienópolis)
Quando: 20/05, 21h
Sinopse: No musical, tudo começa quando Cabo Roque é dado como morto em batalha, sem nunca ter sido encontrado seu corpo. Com base nestes fatos, este suposto sacrifício por sua pátria faz nascer todo um comércio turístico na cidade de Asa Branca, que gira em torno do mito do herói. A população passa assim a viver em torno da memória de Roque. Mas, tudo muda quando ele retorna, 15 anos depois.

“Os Monólogos da Vagina” – Foto: Divulgação

“Os Monólogos da Vagina”
Onde: Teatro Gazeta (av. Paulsita, 900, metrô Trianon-Masp)
Quando: 20/05, 20h
Sinopse: Produzido em mais de 150 países e traduzido para mais de 50 idiomas o espetáculo tornou-se fenômeno mundial. Depoimentos verídicos de mais de 200 mulheres colhidos pela autora em todo o mundo abordam de maneira extremamente bem humorada, direta e livre de preconceitos uma reflexão sobre a relação da mulher com sua própria sexualidade. A direção é de Miguel Falabella.

“Pão com Ovo” – Foto: Divulgação

“Pão com Ovo”
Onde: Teatro Itália (av. Ipiranga, 344, metrô República)
Quando: 20/05, 21h
Sinopse: A comédia retrata de forma bem humorada situações dos costumes e hábitos das diferentes classes sociais, contando a história das personagens, Dijé (Adeílson Santos), moradora de bairro da periferia, o seu marido Zé Maria (Charles Jr.) e Clarisse, (César Boaes) uma emergente alpinista social.

Please follow and like us: