Miguel Falabella faz Susana Vieira virar dona de casa em Uma Shirley Qualquer

Susana Vieira está no monólogo "Uma Shirley Qualquer", com direção de Miguel Falabella - Foto: Divulgação

Susana Vieira está no monólogo “Uma Shirley Qualquer”, com direção de Miguel Falabella – Foto: Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

“Amo São Paulo, estou apaixonada pelo Teatro Renaissance”, avisa Susana Vieira à reportagem com seu jeito espevitado de sempre. A atriz de 74 anos mas com energia de uma garota de 30, acaba de estrear seu monólogo “Uma Shirley Qualquer” em São Paulo, sua cidade natal.

Ela vive no Rio desde 1970, quando fez sua primeira novela na Globo, “Pigmalião 70”, dirigida pelo seu primeiro marido, Régis Cardoso, na qual era a feirante ambiciosa Candinha. Por isso, acha tudo mudado em 2017.

“Estou com muita vontade de sair para jantar”, fala Susana ao Blog do Arcanjo do UOL, revelando que deseja conhecer melhor a gastronomia – e a noite – paulistana atual durante a temporada de sua peça, que vai até o fim de março.

Vamos ao enredo. O espetáculo é uma adaptação do clássico “Shirley Valentine”, do inglês Willy Russell, que estreou em Londres em 1986 e fez temporada de sucesso na Broadway em 1988 com a história de uma dona de casa frustrada que resolve largar a vida monótona de classe média rumo a uma aventura imprevisível na Grécia. Betty Faria interpretou o texto em São Paulo em 2009.

A peça estreou com Susana em Vitória em novembro do ano passado, depois passando por Belo Horizonte, Porto Alegre e Campinas, para chegar amadurecida em São Paulo.

Mulher badalada e com uma vida nada Shirley Valentine, Susana diz que viver uma simples dona de casa “é diferente”. Porém, acrescenta: “Mas, ao mesmo tempo, temos muito da Shirley em todas nós”.

“Aí enlouqueço”

A atriz revela que Miguel Falabella tem papel crucial nesta montagem, assinando ao mesmo tempo a adaptação do texto e a direção. “O Miguel me pediu para eu começar mais frágil”, confessa Susana. Nada que dure muito tempo. “A minha força vem com tudo na segunda parte da peça. Aí enlouqueço [risos]”.

A diva avisa que voltará às novelas no próximo folhetim das 23h da Globo, “Os Dias Eram Assim”, de Silvio de Abreu, como a vilã Cora – por isso deixou o posto de apresentadora do “Vídeo Show” no fim de 2016, lembra.

Enquanto não começam as gravações, prevista para a partir de fevereiro, ela curte a temporada paulistana. “O público de São Paulo é incrível, estou feliz e realizada de estar aqui e com essa peça, que fizemos sem nenhuma lei de incentivo, está muito difícil fazer teatro e, quando conseguimos com essa equipe, com esse texto, com Miguel que amo, não poderia estar mais feliz”, afirma.

E antes de o papo acabar, Susana faz questão de dividir a glória com a equipe. “Eu falei uma coisa no ensaio outro dia, não me sinto sozinha com essa equipe, todos são muito talentosos cada um na sua área e me tratam muito bem, o resultado de todo esse amor, o público vai ver no palco”, avisa.

“Uma Shirley Qualquer”
Quando: Sexta, 21h20, sábado, 21h, domingo, 18h30. 80 min. Até 26/3/2017 – Não haverá peça nos dias 17 e 26 de fevereiro.
Onde: Teatro Renaissance – Al. Santos, 2233, Piso E1, metrô Consolação, Jardins, São Paulo, tel. 11 3069-2286
Quanto: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada)
Classificação etária: 12 anos

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: