La Fura dels Baus quer público com celular ligado em peça tecnológica

Cena de "M.U.R.S.", do grupo espanhol La Fura Dels Baus - Foto: Josep Aznar/Divulgação

Cena de “M.U.R.S.”, do grupo espanhol La Fura dels Baus – Foto: Josep Aznar/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

No mundo mergulhado na interatividade tecnológica, o novo espetáculo do célebre grupo catalão La Fura dels Baus, que desde 1979 provoca o mundo com montagens que quebram as barreiras entre público e artistas, fala da criação de muros invisíveis.

“M.U.R.S” é o nome da mais nova superprodução europeia que estreia em São Paulo nesta sexta (11), no Ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, onde faz temporada gratuita até segunda (14), quando segue para o Rio, onde se apresenta entre 19 a 22 de novembro, no Armazém da Utopia (nas duas cidades os ingressos precisam ser reservados com antecedência). A obra mistura diferentes técnicas teatrais para criar o que os espanhóis chamam de “performance total”.

No elenco, há nove integrantes vindos da Espanha: Xabier Artieda, María Cadenas, Carles Fígols, Juanjo Herrero, Diana Kerbelis, Blanca Pascual, Rosa Serra, Lawrence Stanley e Sergio Vega. Além deles, 28 artistas selecionados no Brasil pela Kabuki Produções participam do elenco — veja os nomes ao fim desta reportagem.

Unida, esta turma tarimbada promete muita interação com o público, que é incentivado a ir ver a obra com o celular ligado, já que o aparelho é parte importante da interação estimulada pelo espetáculo.

Assim, o espectador desavisado pode, de uma hora para outra, tornar-se protagonista. A superprodução acontece em cinco espaços distintos, cada qual simbolizando uma cidade futurista, as “smart cities”, onde as luzes são claras e jamais se apagam.

Cena de "M.U.R.S.", do grupo espanhol La Fura Dels Baus - Foto: Josep Aznar/Divulgação

Público fica com celular ligado na peça do La Fura Dels Baus – Foto: Josep Aznar/Divulgação

A criação da obra contou com colaboração da Universidade de Barcelona e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Lilian Cordeiro, da Kabuki, diz que é “gratificante poder, pela segunda vez, trazer o La Fura dels Baus para se apresentar gratuitamente no Brasil”.

“M.U.R.S.” tem direção artística de Pep Gatell, Pera Tantiñà e Carlus Padrissa, com colaboração de Jürgen Müller na criação. A dramaturgia é assinada por La Fura dels Baus e Marc Chornet. A música também é obra da trupe com Carles López Campmany.

Veja, abaixo, os nomes dos artistas selecionados no Brasil para integrar “M.U.R.S”, do grupo La Fura dels Baus, vindo de Barcelona, Espanha:

Alline Santana, Ártemis, Augustão, Caroline Roehrig, Claudio Basttos, Diegho Kozievitch, Fabiane Gouvêa, Fábio Rodrigues, Gabriela Bass, Geovane Barone, Hideo Kushiyama, Henrique Dronneau, Henrique Ramiro, Hilton Castro, Iran Gomes, João Raphael Alves, João Rafael Schüler, Josê Silva, Julia Morganti, Juan Manuel Tellategui, Luis Gustavo Soares, Nady Oliveira, Nivaldo Moretty, Ragi Abib, Renan Miguel, Ricardo Dantas, Timóteo Heiderick e Wagner Galvão.

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: