Chacina na Grande São Paulo inspira peça “Tiros em Osasco”, grátis em SP

Cena de "Tiros em Osasco" com Carlos Jordão em primeiro plano - Foto: Leekung Kim

Cena de “Tiros em Osasco” com o ator Carlos Jordão em primeiro plano – Foto: Leekung Kim

Por Miguel Arcanjo Prado

O teatro é o lugar perfeito para se discutir as feridas sociais que seguem abertas. “Tiros em Osasco”, peça que estreia nesta quinta (18), às 20h30, no Sesi da av. Paulista, faz isso.

O espetáculo escrito por Cássio Pires, dirigido por Yara de Novaes e produzido por Marlene Salgado tem como pano de fundo a chacina que matou 19 pessoas em 2015 nas cidades de Osasco, Barueri e Itapevi, na Grande São Paulo, com policiais acusados dos crimes.

O elenco traz 11 jovens artistas do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi-SP, que já formou 170 atores desde 2001. Vivem personagens que seguem suas vidas em apartamentos da metrópole, onde ecoam as notícias da chacina na periferia.

Para o dramaturgo Cássio Pires, o teatro deve ser “uma cena aberta de discussão de um tempo”. Ele reforça que sua peça “não é apenas entretenimento”: “Estamos enfrentando problemas”, define.

Algumas falas do texto são respondidas com sons de tiros na encenação. A diretora Yara de Novaes explica o significado disso: “Para cada fala intolerante e desprovida de fundamento, de conhecimento ou reflexão dita por essas personagens, há um estampido que ressoa em algum lugar que a vista cansada e míope já não mais consegue alcançar”.

Para Yara, o medo, hoje, é oferecido aos quatro cantos do planeta. “Se conseguimos sentir outra coisa que não o medo, talvez as coisas melhorem para todos nós. O que não dá mais são os abismos que criamos entre os seres da mesma espécie. Somos feitos do mesmo barro e quem quer nos dizer que não está, com certeza, se entronizando com isso, ganhando grana e tudo mais. O lema do nosso tempo deveria ser: não nos afastemos”.

"Tiros em Osasco" tem sessões grátis na av. Paulista, em SP - Foto: Leekyung Kim

“Tiros em Osasco” tem sessões grátis na av. Paulista, em SP – Foto: Leekyung Kim

A peça ainda tem cenário assinado por André Cortez, que, segundo ele, “reproduz esses espaços pré-fabricados que a gente vive hoje”. Além de iluminação de Wagner Antônio e trilha de Dr Morris, com clássicos do pop de David Bowie, Bee Gees e 4 Non Blondes.

Estão no elenco Ana Luiza Anjos, André Saboya, Anna Gobbi, Guilherme Yazbek, Carlos Jordão, Marcella Vicentini, Marcelo Rodrigues, Magiu Mansur, Renata Becker, Renata Martins e Rodrigo Sampaio. “São atores com nome, histórias, talento e vocação! Não posso querer mais da vida!”, elogia a diretora.

“Tiros em Osasco”
Quando: Quarta a sábado, 20h30, domingo, 19h30. 90 min. Até 6/11/2016
Onde: Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso – Av. Paulista, 1313, metrô Trianon-Masp, São Paulo, tel. 11 3146-7406
Quanto: Grátis (retirada de dois ingressos por pessoa)
Classificação etária: 18 anos

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: