Filha de Marília Pêra, Nina Morena é mulher traída em “Jogo Aberto” em SP

Nina Morena entra para o elenco da peça "Jogo Aberto" - Foto: Ana Alexandrino

Nina Morena entra para o elenco da peça “Jogo Aberto” – Foto: Ana Alexandrino

Por Miguel Arcanjo Prado

A atriz Nina Morena teve em casa uma verdadeira escola artística. Filha da atriz e diretora Marília Pêra e do jornalista, compositor, produtor musical e escritor Nelson Motta, ela se acostumou, de pequena, ao mundo feito de poesia e arte.

Na última sexta (12), mesmo com toda esta bagagem, Nina estava nervosa. Afinal, foi dia de subir ao palco com o elenco da peça “Jogo Aberto”, no Teatro Folha, em São Paulo, para substituir a atriz Guta Ruiz no papel de Evelyn.

No sucesso da Broadway escrito pelo norte-americano Jeff Gould, a personagem descobre uma traição do marido. Na montagem traduzida e dirigida por Isser Korik, três casais se unem para jantar e estabelecem um perigoso jogo de sedução. Estão ainda no elenco André Bankoff, Samara Felippo, Natallia Rodrigues, Eduardo Leão e Pedro Henrique Moutinho.

“Evelyn é uma mulher elegante, racional e, quando precisa ser, é maquiavélica e vingativa, mas sem nunca perder a compostura. Apesar de sua aparente frieza é uma mulher romântica e tradicional e apaixonada por seu marido”, conta Nina ao Blog do Arcanjo do UOL, sobre sua personagem.

A atriz diz que o processo de composição de Evelyn “está sendo ainda”, buscando “um híbrido do que a Guta fazia e colocando o meu estilo também”. E define qual é sua pitada: “Estou me apropriando e optando por uma composição mais sensual e ‘cavalona’, de mulher forte, que pisa firme”, conta.

Nina fala que “substituição é sempre um desafio”, para logo emendar: “Mas eu adoro desafios!”. Ela teve apenas dez dias de ensaios antes de entrar em cena: “É desafiador entrar num time que está junto há tempos, mas o elenco todo me acolheu com muito carinho e atenção”, diz, reforçando o agradecimento aos colegas “pelo carinho, paciência e disponibilidade”.

Nina Morena: "Minha mãe foi minha escola" - Foto: Ana Alexandrino

Nina Morena: “Minha mãe foi minha maior escola” – Foto: Ana Alexandrino

Marília Pêra

Estar no palco não deixa também de ser uma forma de se conectar com sua mãe, a grande atriz Marília Pêra, que nos deixou no fim de 2015.

“Minha mãe foi e sempre será a minha maior escola… Aprendi muito vendo-a em cena e fora de cena também. Uma coisa que ela me disse uma vez e que jamais esqueci é de usar as emoções do ator para a personagem”, conta.

“Eu explico: um dia eu estava muito nervosa para entrar em cena e ela disse: ‘Usa isso! Usa esse nervosismo em cena. A personagem hoje está nervosa’… E isso foi uma chave para mim. Serve pra tudo. Estar doente, nervosa, alegre, apaixonada… Isso mantém a personagem viva! Ela também me dizia sempre para nunca deixar de me divertir”.

Por isso, confessa que na estreia da última sexta, a personagem Evelyn estava nervosa assim como a atriz: “Mas super coube a Evelyn estar nervosa, ela também está numa situação difícil [risos]. Mas, no caso da Evelyn, ela não pôde deixar transparecer esse nervosismo, mas estava dentro dela”.

“Jogo Aberto”
Quando: Sexta, 21h30, sábado, 20h e 22h, domingo, 20h. 90 min. Até 25/9/2016
Onde: Teatro Folha – Av. Higienópolis, 618, terraço, Higienópolis, metrô Marechal Deodoro, São Paulo, tel. 11 3823-2323
Quanto: R$ 30 a R$ 50
Classificação etária: 14 anos

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: