Assassinato de político revela podridão do poder em “Motel Rashômon”

Cena da peça "Motel Rashômon": crime e política - Foto: Cacá Bernardes

Raquel Anastasia e Alessandro Hernandez em “Motel Rashômon”: crime e poder – Foto: Cacá Bernardes

Por Miguel Arcanjo Prado

O assassinato de um político e os desdobramentos da investigação que tentam manipular a verdade movimentam a peça “Motel Rashômon”, em cartaz na SP Escola de Teatro, em São Paulo.

A obra encenada por Roberto Audio com a Cia Santa Cacilda foi escrita por Marcos Gomes, inspirado no conto “Dentro do Bosque”, do escritor japonês Ryûnosuke Akutagawa (1892-1927).

Os personagens parecem querer se beneficiar ao maquiar a verdade, em um “tribunal-ringue” repleto de “golpes baixos”, segundo o diretor. Estão no elenco os atores Raquel Anastasia, Tertulina Lima, Alessandro Hernandez e Ernandes Araújo.

A obra ainda tem cenografia, adereços e figurinos de Telumi Hellen e iluminação de Melissa Guimarães, além de assistência de direção de Josafá Filho.

Relações obscuras

Audio revela que, na obra, quando o político Carlos é morto, as pessoas de seu círculo mais íntimo passam a ser suspeitas. “Ao serem interrogados, os suspeitos dão diferentes depoimentos sobre o crime e sobre o morto. Cada um, à sua maneira, tenta livrar sua cara, mas acabam evidenciando as relações obscuras que mantinham com o morto e a vida pública do mesmo”, conta o diretor.

Ao expor os podres dos bastidores do mundo político, a história pode parecer familiar ao público brasileiro. Mesmo assim, o diretor conta que não há inspiração em um político específico.

“O que existe é um jogo sujo que parece atual, e que, infelizmente, vem acontecendo há muito tempo e com os mesmos interesses de sempre”, diz, quando questionado sobre o que pensa da atual situação política brasileira. E complementa: “Estamos neste momento agora vivendo isso descaradamente, com muitas forças tentando nos fazer retroceder”.

“Motel Rashômon”
Quando: Sábado, 21h, domingo e segunda, 20h. Até 29/8/2016 – No dia 21/8 haverá sessão às 18h e às 20h.
Onde: SP Escola de Teatro – Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação, São Paulo, tel. 11 3775-8600
Quanto: R$ 20
Classificação etária: 16 anos

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us:
Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP The Crown mostra que Charles traiu Diana Caetano Veloso se emociona em show após morte de Gal Costa Prêmio Arcanjo de Cultura acontece no Teatro Sérgio Cardoso