Sem Chance no cinema, Gero Camilo faz duas peças em São Paulo

Gero Camilo: duas peças e nova companhia, Tertúlia - Foto: Gabriel Quintão/Divulgação

Gero Camilo: duas peças e nova companhia, Tertúlia – Foto: Gabriel Quintão/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

O ator Gero Camilo, conhecido do grande público por personagens como o Sem Chance de “Carandiru”, de Hector Babenco, e o Ceará de “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky, está em temporada dupla no Espaço dos Parlapatões, na praça Roosevelt, em São Paulo, até o fim de agosto.

Ele encena as peças “Aldeotas”, sucesso de mais de uma década, e a nova “Caminham Nus Empoeirados”. A dupla montagem inaugura seu novo grupo teatral, a Companhia Tertúlia de Acontecimentos, do qual fazem parte o ator Victor Mendes, parceiro de Camilo nas duas peças, e a produtora Flávia Corrêa.

Victor Mendes e Gero Camilo em "Aldeotas": 12 anos de sucesso - Foto: Karina Ades/Divulgação

Victor Mendes e Gero Camilo em “Aldeotas”: 12 anos de sucesso – Foto: Karina Ades/Divulgação

O drama “Aldeotas”, dirigido por Cristiane Paoli Quito, conta a história do reencontro de dois amigos de infância, que recuperam parte de suas memórias. Já a comédia “Caminham Nus Empoeirados” mostra dois atores que seguem pela estrada em uma aventura de sobrevivência pela arte.

“Pelo ‘Aldeotas’ já passaram o Marat Descartes e o Caco Ciocler, e agora é o Victor Mendes. Como o teatro se faz no presente, o parceiro de cena é que faz o momento artístico acontecer com a potência que tem que acontecer. Tenho 45 anos, e ele, 28, então estamos fazendo um encontro de gerações em cena”, fala Camilo.

Victor Mendes e Gero Camilo em "Caminham Nus Empoeirados" - Foto: Cacá Diniz/Divulgação

Victor Mendes e Gero Camilo em “Caminham Nus Empoeirados” – Foto: Cacá Diniz/Divulgação

Já sobre “Caminham Nus Empoeirados”, lembra que a peça foi dirigida por ele juntamente com a diretora portuguesa Luísa Pinto. E foi em Portugal que ocorreram os ensaios e a estreia, primeiramente com o ator português João Costa, fazendo dupla com Camilo.

“Depois fizemos duas temporadas no Sesc Santo Amaro, em São Paulo, e agora esta terceira, na praça Roosevelt, que é o meu lugar, espaço que admiro e vivo bastante, onde me sinto componente dos que fazem parte desta praça com arte”, diz.

Memória e sobrevivência

Para Camilo, os discursos presentes nas duas peças são atemporais. “‘Aldeotas’ fala da questão da memória da infância, das descobertas humanas, algo que sempre estará por aí, trata de questões universais. Já ‘Caminham Nus Empoeirados’ fala desta questão tão discutida hoje em dia: a sobrevivência na arte e na vida. É uma comédia que faz pensar, não é só para dar gargalhada”.

Mesmo com as duas peças em cartaz, o ator não para. A Tertúlia já ensaia nova peça, com direção e dramaturgia de Gero Camilo e Victor Mendes: “Razão Social”, com estreia prevista para novembro deste ano. Em foco, o centenário do samba, com participações especiais de Fabiana Cozza e Rubi.

“Aldeotas”
Quando: Sexta, 21h. 95 min. Até 26/8/2016
“Caminham Nus Empoeirados”
Quando: Sábado, 22h, domingo, 20h. 65 min. Até 28/8/2016
Onde: Espaço dos Parlapatões – Praça Franklin Roosevelt, 158, metrô República, São Paulo, tel. 3258-4449
Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Classificação etária: 14 anos

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: