Girafas vermelhas e gritos de “fora Temer” marcam abertura do FIT-BH

Girafas vermelhas francesas encantam BH - Foto: Alexandre Guzanshe/Divulgação

Girafas vermelhas francesas encantam BH – Foto: Alexandre Guzanshe/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado
Enviado especial a Belo Horizonte (MG)*

Girafas vermelhas gigantes com colares brilhantes se misturaram ao coro de “fora Temer” na abertura da abertura da 13ª edição do FIT-BH (Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua de Belo Horizonte), na praça da Estação, centro da capital mineira, na noite desta sexta (20).

O clima de manifestação política por conta da visita da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) à cidade na mesma noite se instaurou também no espetáculo de rua que inaugurou a programação, o francês “Les Girafes, Opérette Animalière”, da Compagnie Off, dirigida por Philippe Freslon.

A peça mostra um diretor de circo e uma diva rodeados por girafas vermelhas gigantes, com direito a fogo, explosões, purpurina e fogos de artifício. Uma multidão acompanhou o espetáculo maravilhada. É tradição no FIT-BH grandes espetáculos de rua internacionais abrirem a programação.

A diva e o bailarino da Compagnie Off - Foto: Alexandre Guzanshe/Divulgação

A diva Irina Tiviane e o bailarino da Compagnie Off – Foto: Alexandre Guzanshe/Divulgação

“Fora Temer”

Pouco antes de a peça começar, uma manifestação em prol da permanência do Ministério da Cultura e contra o governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) passou em frente ao local do espetáculo. Logo, os artistas franceses se incorporaram aos manifestantes. Muitos protestantes ficaram para assistir à peça, e a maioria do público passou a gritar “fora Temer” durante muitas cenas. Os atores franceses, de figurino vermelho (uma coincidência que acabou ganhando novo significado político pelo público presente), se incorporaram ao anseio do público, no espetáculo que se propõe a “contemplar a cidade”.

“O público mineiro é adorável e muito entusiasmado”, definiu a atriz francesa Irina Tiviane, intérprete da Diva e que impressionou a todos com com seu canto lírico. “Amamos este tipo de apresentação, ao ar livre, em diálogo com a cidade”, afirmou ao UOL.

Felipe Soares comemorava a possibilidade de ter sido um dos 20 artistas mineiros selecionados para o elenco de um espetáculo internacional, com mais outros 20 franceses. “Está sendo incrível. Os franceses da Compagnie Off são abertos e generosos. É um grande espetáculo que envolve toda a cidade”, definiu.

Girafas caminham com graça pela praça - Foto: Alexandre Guzanshe/Divulgação

Girafas caminham com graça pela av. dos Andradas, em BH – Foto: Alexandre Guzanshe/Divulgação

“Parece que vão cair na gente”

Na plateia, a dona de casa Lúcia Rodrigues e o filho, o estudante de teatro Leonardo Lucindo, se empolgaram. “Acho ótimo o FIT-BH ter peças de graça, para quem não pode pagar”, lembrou Lúcia.

A empresária Eneida Sales, que sempre frequenta o FIT-BH, dessa vez levou o marido, o representante comercial Vinicius Silva, que estreou como espectador. “Estou gostando muito das girafas”, disse ele. Ao que Eneida completou: “A gente fica até com medo, parece que elas vão cair na gente!”.

Números com fogo impressionaram multidão - Foto: Alexandre Guzanshe/Divulgação

Números com fogo impressionaram multidão – Foto: Alexandre Guzanshe/Divulgação

“Na hora certa”

O artista visual Jhonatan Arllen também aprovou o espetáculo. “A cidade precisa desses movimentos culturais, não só no FIT-BH, mas sempre. Ainda mais com essa crise política. A cultura precisa estar viva e presente”, falou.

Sua amiga, a também artista visual Manoela Campos, ressaltou as manifestações políticas durante a peça. “O espetáculo aconteceu na hora certa, quando esse governo que está aí quer acabar com a arte. O grito de ‘fora Temer’ foi como resistir e dizer que devemos perpetuar a cultura”, concluiu.

O espetáculo “Les Girafes” ainda tem uma segunda sessão gratuita: neste domingo (22), às 16h30, na praça Geralda Damata Pimentel, na Pampulha. Neste sábado (21), os chilenos da Tuga Intervenciones se apresentaram na praça Duque de Caxias com a peça “Con Su Permiso”. À noite, a escocesa transexual Jo Clifford  apresenta no Museu Mineiro o espetáculo “The Gospel According to Jesus, Queen of Heaven” com sessões esgotadas. Com 70 atrações, o FIT-BH vai até 29 de maio em mais de 20 espaços de Belo Horizonte. Conheça a programação.

*O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do FIT-BH.

FIT-BH teve abertura grandiosa com Les Girafes - Foto: Alexandre Guzanshe/Divulgação

FIT-BH teve abertura grandiosa com Les Girafes – Foto: Alexandre Guzanshe/Divulgação

 

Please follow and like us: