Chico César sofre acidente e cancela show na ocupação da Funarte SP

Chico César sofreu acidente de bicicleta: "Nada grave" - Foto: Reprodução

Chico César sofreu acidente de bicicleta: “Nada grave” – Foto: Reprodução

Por Miguel Arcanjo Prado

O cantor e compositor Chico César sofreu um acidente de bicicleta, em São Paulo, na tarde desta quarta (18), e precisou cancelar o show que faria na noite do mesmo dia, às 22h, na programação da Ocupa Funarte SP.

Desde a última terça (17), artistas ocupam o prédio da sede paulistana da Funarte, na alameda Nothmann, 1.058, no bairro de Campos Elíseos, em protesto contra a extinção do Ministério da Cultura pelo presidente interino Michel Temer (PMDB), governo que os artistas que fazem a ocupação afirmam não reconhecer.

Do hospital, Chico César gravou um vídeo, que enviou aos artistas que fazem a ocupação. Nele, diz: “Queria muito estar com vocês. Infelizmente, no final da tarde, eu sofri um acidente de bicicleta e agora estou no hospital realizando alguns exames. Nada grave”, avisou. “Uma pena que a gente não vai poder se encontrar, mas estou com vocês nesta luta”, declarou o músico paraibano.

Juliana Perdigão & Os Kurva e LG Lopes fizeram shows - Foto: Vinícius Duran/Divulgação

Juliana Perdigão & Os Kurvas e LG Lopes fizeram shows – Foto: Vinícius Duran/Divulgação

Com a ausência de Chico César, outros músicos previstos para se apresentar na noite ocuparam o palco. Juliana Perdigão & Os Kurvas e LG Lopes fizeram shows. Em sua apresentação, o mineiro LG Lopes homenageou o colega ausente e pediu aos artistas presentes que cantassem com ele a música “À Primeira Vista”, sucesso de Chico César. Durante a tarde, a banda Pietá também se apresentou no espaço.

Nesta quinta (19), entre 14h e meia-noite, estão previstos novos shows: Chimpanzé Clube Trio, Pélico, Carlos Issa, Leo Cavalcanti, Dubdubom, Laylah Arruda, Monkey, Cantigas de Naylon, Iara Renno, Lineker e Chicão são nomes confirmados. Os artistas fazem uma gestão democrática do espaço e convocam pessoas que “queiram ocupar a Funarte SP com sua arte” a integrar a programação enviando sugestões de atividades.

Horrorosas Desprezíveis faz show no Iphan de Curitiba - Foto: Reprodução

Horrorosas Desprezíveis faz show no Iphan de Curitiba – Foto: Reprodução

Outros Estados

Artistas se mobilizam para manter uma programação cultural nos espaços ocupados do extinto Ministério da Cultura. Em Curitiba, onde a ocupação da sede do Iphan foi pioneira, a banda de Horrorosas Desprezíveis, composta por Patricia Cipriano, Amira Massabki e Jo Mistinguett, empolgou os artistas presentes com discurso roqueiro e feminista.

Em Belo Horizonte, onde a Funarte MG também está ocupada, houve reunião na manhã desta quinta (19) comandada pela Frente Feminista da Ocupação – Elza Soares. A pauta foi impedir que machistas e homofóbicos façam parte da ocupação. Durante a tarde, estão previstos debates e apresentações. A partir das 22h, o palco estará aberto a quem quiser se apresentar. Em outros Estados, como Rio e Pernambuco, também há forte programação artística nos espaços do MinC ocupados.

Mulheres fazem roda na Funarte MG ocupada - Foto: Bruna Brandão/Divulgação

Em BH, mulheres fazem roda na Funarte MG ocupada – Foto: Bruna Brandão/Divulgação

Please follow and like us: