Regiane Alves e Leopoldo Pacheco vivem amor tenso de Maria Adelaide Amaral

Leopoldo Pacheco e Regiane Alves em cena - Foto: Pino Gomes/Divulgação

Leopoldo Pacheco e Regiane Alves em Para Tão Longo Amor – Foto: Pino Gomes/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

A dramaturga Maria Adelaide Amaral, que a partir de outubro deste ano passa a ser a dona da novela das 21h da Globo, “A Lei do Amor”, diz que, no teatro, não tem pressa para ver um texto seu chegar ao palco. Acredita que tudo tem seu tempo.

Por isso, comemora que “Para Tão Longo Amor”, obra que escreveu no começo dos anos 1990 e que foi apresentada primeiro em Porto, Portugal, em 1993, inaugure na próxima sexta (20) o mais novo palco paulistano: o Teatro Morumbi Shopping, com 250 lugares. A montagem traz um amor turbulento entre um editor e uma poeta, vividos por Leopoldo Pacheco e Regiane Alves, que volta aos palcos após a gravidez do segundo filho.

A autora Maria Adelaide Amaral - Foto: João Miguel Jr./Divulgação

A autora Maria Adelaide Amaral – Foto: João Miguel Jr./Divulgação

“Tenho paixão pelo teatro. Foi nele que comecei há 40 anos e é nele que pretendo terminar. Mesmo quando fui para a televisão, jamais reneguei o teatro. A gente faz qualquer coisa por ele, até sem ganhar dinheiro, mas com gosto”, diz Maria Adelaide.

Regiane leu o texto quatro anos atrás, mas, neste meio tempo, fez novela e engravidou duas vezes, de seus filhos João Gabriel e Antônio. Com o caçula com oito meses, achou que era hora de voltar aos palcos: “A maternidade deixa você no ninho, então, essa volta ao teatro me fortalece”, afirma a atriz, que produz a peça ao lado de Lucia Regina de Souza, da Caravana Produções.

Leopoldo Pacheco fala que é um privilégio não só inaugurar um novo espaço cênico quanto atuar em uma peça de Maria Adelaide Amaral, de quem diz ser “fã desde que começou”. “É uma equipe dos sonhos”, define, lembrando que a direção é de Yara de Novaes e Carlos Gradim, ambos mineiros — ela radicada em São Paulo, ele, no Rio, onde aconteceram os ensaios. A produção do novo teatro é assinada pelo casal Fernando Padilha e Clarissa Rockenbach.

Yara revela que Maria Adelaide deu uma atualizada no texto em apenas um dia. “Venho do jornalismo, trabalhei 20 anos na Editora Abril, então adoro editar, jornalismo é cortar, cortar”, lembra Maria Adelaide, bem humorada.

A diretora evoca sua formação na Faculdade de Letras da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para reforçar o respeito que tem pelo texto teatral. “Tenho muita relação com a palavra. E sempre que um texto é bom ele responde tudo. E o da Maria Adelaide Amaral é assim”, afirma Yara.

Sobre a turbulência privada entre o casal da peça, a diretora tem opinião certeira: “É preciso prestar atenção nas relações de opressão no ambiente privado, porque são elas que são norteadoras depois da sociedade e da política. O que se faz dentro de casa migra para as relações sociais. Vimos no Congresso pessoas evocando suas famílias e seus amores, abrindo um novo velho caminho para o Brasil”, afirma Yara. “Um bando de hipócritas”, complementa, rápida, Maria Adelaide.

“Para Tão Longo Amor”
Quando: Estreia em 20/5/2016 – Sexta e sábado, 21h, domingo, 19h. Até 31/7/2016
Onde: Teatro Morumbi Shopping – Av. Roque Petroni Júnior, 1089, piso G1, Morumbi, São Paulo, tel. 11 5183-2800
Quanto: R$ 70
Classificação etária: 14 anos

Please follow and like us: