Yves Saint Laurent é esquadrinhado pela filosofia

Yves Saint Laurent em ação: grande nome da moda no século 20 - Foto: Divulgação

Yves Saint Laurent em ação: grande nome da moda no século 20 – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

No mundo da moda do século 20, ele figura como um dos principais nomes: Yves Saint Laurent.

O grande estilista, que morreu em 2008, foi recentemente objeto do cinema, ávido por contar sua história nas telonas.

E, neste mês de dezembro, em São Paulo, YSL será foco do pensamento filosófico que dialoga com sua obra, na palestra O Último Romântico: YSL, a Criação, a Melancolia e o Amor.

No encontro, o pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) Brunno Almeida Maia e o chapeleiro Eduardo Laurino (FASM – Faculdade Santa Marcelina), do projeto de pesquisa “A Literatura e a Moda”, analisam vida e obra do costureiro franco-argelino.

O encontro está marcado para 9 de dezembro, quarta-feira, na BibliASPA, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo, com entrada colaborativa de R$ 15 e apenas 30 vagas na seleta plateia [veja serviço ao fim].

Brunno Almeida Maia e Eduardo Laurino - Foto: Dellavestruz

Brunno Almeida Maia e Eduardo Laurino: olhar filosófico para a moda de YSL – Foto: Dellavestruz

Os organizadores lembram que, na história do bem vestir, “Coco Chanel revolucionou para todo o sempre o guarda-roupa feminino com a praticidade esportiva, enquanto Christian Dior extremou a matemática da alta costura, seguindo a linha do pioneiro Charles Frederick Worth”. E apontam YSL como herdeiro de Dior, que “foi uma espécie de espírito raro, de transição e passagem, que soube conceber uma linguagem própria a partir dos dois mestres franceses”.

A palestra busca compreender as criações e a vida do costureiro, a partir de análises apoiando-se na História da Moda, nos contextos sociopolíticos e culturais da época.

Eduardo Laurino, conhecido pela assinatura dos principais adereços de cabeça da SPFW (São Paulo Fashion Week), e do extinto Fashion Rio, inicia a discussão da palestra com a carta de despedida do YSL em 2002, para, a partir daí, mostrar a sua importância como criador para a moda do século 20. Partindo da Filosofia, Brunno Almeida Maia, elabora o conceito filosófico de exílio, para evocar a importância da condição de estrangeiro e expatriado de sua terra, e em como o distanciamento emocional e geográfico possui a potência da melancolia criativa.

Yves Saint Laurent em ação - Foto: Divulgação

Yves Saint Laurent em ação – Foto: Divulgação

“Último romântico da alta-costura, mas primeiro de uma nova era que se instalava na moda, com o prêt-à-porter, YSL foi, sem exageros, um poeta, que soube gravar a graça da beleza transitória no coração da verdade de uma época. Sua barricada era a do desejo, que exige como ato final o direito pelo sonho, nem que isto custe descer ao inferno para roubar dos deuses a beleza perdida”, dizem os palestrantes.

As inscrições estão abertas até o dia 4 de dezembro ou até o fim das vagas. Para participar basta enviar um e-mail para bibliaspa@gmail.com, confirmando nome, telefone para contato, e-mail, área de atuação e como soube do evento.

A BibliASPA – Biblioteca Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes – é um centro de pesquisa, educação e cultura criado com o objetivo de promover a reflexão crítica por meio da pesquisa, produção e difusão sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos.

Palestra “O último romântico: YSL, a criação, a melancolia e o amor”
Com Brunno Almeida Maia (UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo) e Eduardo Laurino (FASM_ Faculdade Santa Marcelina)
Quando: 09 de dezembro de 2015 (quarta-feira), 19h
Quanto: R$ 15 (entrada colaborativa)
Vagas: 30 (trinta vagas)
Inscrições: até 4 de dezembro (ou até o fim das vagas), por e-mail, confirmando nome, telefone para contato, e-mail, área de atuação e como soube do evento.
Onde: ONG BibliASPA – Biblioteca Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes- Rua Baronesa de Itu, 639 – Santa Cecília, São Paulo – SP, 01231-001; próximo ao metrô Marechal Deodoro
Telefone: (11) 99609 3188 (de terça a sábado, das 10h às 19h)

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *