Beleza da mulher madura é tema de projeto da fotógrafa Silvana Garzaro

Silvana Garzaro em autorretrato do projeto Campo de Flores - Foto: Silvana Garzaro

Silvana Garzaro em autorretrato do projeto Campo de Flores – Foto: Silvana Garzaro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Fotos SILVANA GARZARO

Ao passar dos 40 anos, Silvana Garzaro, uma das mais atuantes fotógrafas da cena paulistana, começou a se incomodar com o lugar que o Brasil dá às mulheres maduras.

Certo dia, na cobertura de um evento — atualmente, ela fotografa para a coluna da jornalista Sonia Racy, no Estadão, mas já passou por veículos como Folha, Época, Veja São Paulo, Contigo!, IstoÉ Gente e Flash, dentre outros — ouviu, atenta, a frase dita por uma senhora: “Você está com 41 anos? Então, se prepare, minha filha, porque depois dos 40 a mulher fica invisível, principalmente no Brasil”.

Refletindo sobre a afirmação, Silvana chegou à conclusão de que, realmente, muitas mulheres maduras são substituídas tanto na vida amorosa quanto na profissional por outras mais jovens, como se fossem objetos descartáveis pelo uso.

Justamente para ir de encontro a este tipo de pensamento e valorizar a mulher que passou dos 40, Silvana criou o projeto Campo das Flores, inspirado no poema homônimo do mineiro Carlos Drummond de Andrade. Nele, deseja fotografar mulheres maduras que se disponham a posar para suas lentes nos próximos meses na cidade de São Paulo. No momento está em busca de apoio ao projeto, que pretende transformar em uma exposição e, quem sabe, em um livro.

“As pessoas maduras têm, sim, beleza, sensualidade e muitas capacidades”, afirma. Como deseja realizar o projeto sem pressa, começou a fotografar as mulheres em 2012 e segue com o trabalho neste ano. “Estou encontrando mulheres maravilhosas, cheias de vida, encarando como uma massagem no ego o ensaio. Aprendo e troco com elas. Cada uma é bela como é, em qualquer idade, altura, peso, filho, loucuras e hormônios [risos]”, finaliza.

Nota do Editor: Mulheres maduras residentes em São Paulo que desejem participar do projeto Campo das Flores, de Silvana Garzaro, podem entrar em contato com a fotógrafa nesta página.

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. 16/09/2015

    […] Leia mais sobre o projeto de Silvana Garzaro […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *