Conheça 7 negros que fazem a diferença no teatro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

O teatro ainda precisa, e muito, aumentar a participação dos negros nos palcos. E também na plateia. Infelizmente, ainda é comum ver atores negros esquecidos ou lembrados apenas para papéis pequenos e subalternos em muitas produções teatrais, assim como na televisão. Nas poltronas dos teatros, também negros sempre são a minoria, salvo raríssimas exceções. É preciso mudar. Por isso, nesta quinta (20), Dia da Consciência Negra, o Atores & Bastidores do R7 selecionou sete artistas negros do nosso teatro brasileiro que fazem a diferença no mundo das artes. Eles servem de inspiração para as novas gerações. Conheça quem são eles e viva o negro na sociedade e no teatro!

A atriz e diretora teatral Aline Negra Silva – Foto: Divulgação

A atriz e diretora Aline Negra Silva sempre se coloca quando o assunto é negritude e direitos iguais para todos. Tanto que já vem chamando a atenção de quem gosta de artistas propositivos no palco e na vida. Após cursar direção na SP Escola de Teatro, no momento ela faz um intercâmbio na Polônia. Em terra tão fria, ele representa toda a quentura de nosso teatro brasileiro.

A atriz e diretora Grace Passô – Foto: Divulgação

Atriz e diretora do grupo mineiro Espanca!, Grace Passô representa a inteligência feminina e negra em nosso teatro. Sensível, ela também é cronista e dramaturga. Beleza pura.

A atriz Rejane Faria – Foto: Divulgação

A atriz Rejane Faria integra o grupo Quatroloscinco Teatro do Comum. Formada em teatro pela UFMG, ela também atua como dramaturga e diretora nos trabalhos coletivos de sua companhia. Até o fim de novembro, participa da Ocupação Quatroloscinco no Sesc Belenzinho, em São Paulo. Um sorriso negro.

O ator moçambicano Diaz Santana – Foto: Divulgação

O moçambicano Diaz Santana movimenta o teatro de Maputo e sempre está se apresentando no Brasil, com seu Teatro Lareira. Ele faz com que nosso teatro fique cada vez mais próximo dos palcos africanos. Porque de lá viemos.

O ator Sidney Santiago Kuanza – Foto: Divulgação

Sidney Santiago Kuanza já fez sucesso em novela de TV, mas é no teatro que ele potencializa seu discurso sobre o negro no palco, junto com seu grupo Os Crespos. Formado pela EAD, na USP, ele sempre tem algo inteligente a dizer. Afinal, negro é a raiz da liberdade.

A atriz Thais Dias – Foto: Divulgação

Thais Dias é uma força imensa quando está no palco. Quem já a viu atuar em alguma peça de seu grupo, o Coletivo Negro, sabe disso muito bem. É a representante da imensidão da mulher negra em nosso teatro brasileiro contemporâneo. A nossa beleza negra.

O ator Tony Reis – Foto: Divulgação

No palco do Teat(r)o Oficina, de Zé Celso Martinez Corrêa, o baiano Tony Reis é sempre pura vida com seu sorriso exuberante. Ator potente e versátil, ele representa muito bem a negritude no palco mais tradicional do teatro brasileiro. Exala seu charme para o mundo ver.

Viva o negro todos os dias!

Curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Saiba o que os atores fazem nos palcos e nos bastidores

Descubra a cultura de uma maneira leve e inteligente

Todas as notícias que você quer saber em um só lugar

Please follow and like us:

4 Resultados

  1. Marcelo Mota disse:

    VIVA! um salve para Ismael Ivo.

  2. Adriano Mucuapera disse:

    Oi! Gostara de saber onde esta patente essa peça de teatro?

  3. Phillipe disse:

    Grace Passô e Kuanza apareceram com certa frequência aqui. Também me recordo de, através do blog, ter lido sobre Aline Negra Silva.

  4. Maria Shu disse:

    E esta lista há de aumentar MUITO. E eu estarei nela, se Deus quiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *