Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

História barra pesada no palco dos Parlapatões: Rosas no Jardim de Zula – Foto: Vagner António

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Trauma familiar
Imagine uma mãe que um dia resolve abandonar os três filhos e ir morar nas ruas, onde se envolve com drogas e prostituição? Pois é. A história barra pesada aconteceu de verdade na família de uma das atrizes da Cia. Um Dia e serviu de dramaturgia para a peça As Rosas no Jardim de Zula. Estreia dia 10 de julho, no Espaço dos Parlapatões, na praça Roosevelt, em São Paulo. No comando, a diretora mineira Cida Falabella, que é prima da atriz Débora Falabella. No elenco, Talita Braga e Andreia Quaresma. Prepare seu coração…

Agenda Cultural da Record News

Valor da vida 1
O diretor e dramaturgo Sergio Maggio, da Criaturas Alaranjadas Cia. de Teatro, de Brasília, ficou impressionado com uma cena que presenciou em Ceilândia, cidade satélite do Distrito Federal.

Valor da vida 2
Eis o relato: “Estava dentro de um ônibus quando ele pegou de raspão um ser humano. O motorista parou de pronto e foi verificar o estado do ser humano, jogado contra a calçada. Houve um alvoroço no coletivo. Outros humanos se apinhavam para ver o ser humano atingido”, conta Maggio.

Valor da vida 3
Contudo, houve uma mudança insperada na comoção pública. “Uma voz feminina constatou. ‘Ah, é um morador de rua, tadinho’. Houve um silêncio e muitos voltaram à posição original, mexendo em seus aparelhos contemporâneos. Parecem que perderam, ao menos, a curiosidade ou a compaixão. Não sei, melhor não julgar o pensamento alheio e seguir acreditando em humanos, como este motorista”, finaliza.

Roney Facchini e Claudio Curi: casal gay diante de um grande dilema após 60 anos juntos no Teatro do Núcleo Experimental; tem peça depois do jogo do Brasil – Foto: Ronaldo Gutierrez

Após o jogo
Zé Henrique de Paula e a turma do Núcleo Experimental mandam avisar que nesta sexta (4) tem sessão normal da peça Ou Você Poderia me Beijar, no teatro do grupo, na Barra Funda, em São Paulo. Começa às 21h. Vai, gente!

Novo endereço
O CIT-Ecum teve mesmo de sair no último dia 30 do edifício em frente ao cemitério da Consolação, em São Paulo. Mas não precisa se desesperar. O teatro que mais mobilizou gente nos últimos tempos já está devidamente instalado em novo endereço, na mesma região: em um charmoso casarão localizado na rua Pedro Taques, uma travessa da Consolação, no número 110. Anotou?

Junto e misturado
Teatro e cinema estão juntinhos na peça E Se Elas Fossem para Moscou, que estreia dia 17 de julho no Sesc Belenzinho, sob direção de Christiane Jatahy. Ao mesmo tempo em que a peça é apresentada, um filme é rodado. Uma plateia assiste ao espetáculo e, na sala ao lado, outra assiste ao filme. E a diretora avisa: “Não é teatro filmado. São dois espaços diferentes entrelaçados”. Entendeu?

Ivam Cabral fuma cigarro em cena da peça Transex: ele tenta abandonar o vício na vida real – Foto: André Stéfano

À flor da pele
O ator Ivam Cabral, do Satyros, está tentando parar de fumar. O moço, que tragava 40 cigarros por dia, já está na abstinência há duas semanas. Se ele ficar nervoso e brigar com você nos próximos dias, releve. Força, Ivam!

Musical nacional
O Musical Ivam Lins em Cena, em cartaz todas as terças de julho às 21h no Teatro Folha, em São Paulo, já fechou sua primeira turnê. Em agosto, fica em cartaz no Teatro Amil, em Campinas, interior paulista. Pede a banda pra tocar um dobrado!

De olho no lance
A peça O Duelo está sendo apresentada em Avignon, na França. De lá, o elenco, que tem Camila Pitanga, Aury Porto e Pascoal da Conceição, acompanha o Brasil na Copa por aqui. Chiquérrimos.

Oriki, da Cia do Pássaro, volta aos palcos em agosto para quatro sessões – Foto: Angela Belei

Retorno
A peça Oriki, da Cia. do Pássaro, vai voltar ao cartaz em curtíssima temporada em agosto, na SP Escola de Teatro, na praça Roosevelt. Dawton Abranches, diretor da montagem, avisa que haverá sessões nos dias 2, 3, 9 e 10 de agosto, sempre sábado, 20h30; e domingo, 19h, com entrada a R$ 20. Vai juntando o dinheirinho pra não ter de pedir convite amigo…

Filme queimado
A turma do teatro mineiro está com ódio do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, após suas declarações desastrosas depois do viaduto que desabou. Ele disse que estava até estranhando que não tinha acontecido nenhum acidente com tantas obras na cidade. O político já não era muito querido pela classe artística, agora o nível de ódio ultrapassou todos os níveis possíveis.

Cena da peça Uma Noite em Claro, do uruguaio Rafael Curci: temporada no Sesc Itaquera – Foto: Divulgação

Viva Uruguai!
O Uruguai saiu da Copa, mas sua arte continua no Brasil. O uruguaio Rafael Curci é responsável pela dramaturgia, direção e manipulação do espetáculo de teatro de bonecos Um Ratinho e a Lua. Para criá-lo, se inspirou no cinema mudo de Charlis Chaplin e no desenho animado Tom & Jerry. Tem sessão neste domingo (6), às 13h, no Sesc Itaquera, em São Paulo. Na quarta (9), no mesmo horário, ele encena Por uma Flor. Já no domingo (20), apresenta Uma Noite em Claro Lua, também às 13h. Após todos os espetáculos, o artista dará uma oficina de teatro de bonecos. Que beleza!

Síndrome de Gloria Maria?
A atriz Lulu Pavarin passou mal nesta sexta (4) e precisou ir ao hospital. Ela publicou foto de sua fichinha de identificação, mas fez questão de, antes, apagar o item idade. Nem doente ela deixa de ser danada. A coluna deseja melhoras.

Consultório
Falando em visita média, a atriz Maria Carolina Dressler ficou impressionada outro dia, ao ir ao otorrinolaringologista. É que, na sala de espera, em vez das costumeiras revistas de celebridade e aquela revista semanal odiada pelos artistas, só tem livros de arte e de música. Que sirva de exemplo.

Suellen Ogando virou uma das estrelas do programa Máquina da Fama – Foto: Divulgação

Garota da TV
A atriz mineira Suellen Ogando anda fazendo bonito na TV, no programa Máquina da Fama, do SBT. A moça sabe tudo de musicais, tanto que obteve a maior nota já dada na atração. Logo, virou figurinha tarimbada do programa. No dia 28 de julho, vai interpretar a nossa Carmen Miranda. Parabéns.

Revolta
A atriz Cléo De Páris avisou que não vai compartilhar nada no seu Facebook se o “amigo” disser no texto: “compartilhe”. Ela explica: “Odeio imperativo”. Está coberta de razão.

Performático
O artista Alexandre D’Angeli é mais um daqueles que gostam de revolucionar a ideia de teatro. Tanto que promete botar pra quebrar em sua nova performance, Listening to the Sheep Sleeping. Começa neste sábado (5), sempre às 19h e às 22h. Todos os sábados de julho lá no Sesc Ipiranga, em São Paulo. Eis a sinopse: “a ação performativa traz um sujeito híbrido, um homem carneiro deitado sobre uma cama de casal, onde o público pode se deitar ao lado do performer e escolher entre quatros textos, que foram gravados e disponibilizados em áudio por meio de aparelhos de mp3 e fones de ouvido”. Anota, para não esquecer.

Performance Listening to the Sheep Sleeping promete abalar o Sesc Ipiranga – Foto: Divulgação

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Saiba o que os atores fazem nos bastidores

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer está num só lugar: veja!

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. Phillipe disse:

    Achei a foto de Suellen Ogando um megamix de Brigitte Bardot com Audrey Hepburn.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *