Aluguel sobe e Os Fofos Encenam deixam sede

Cena do espetáculo Memória da Cana, dos Fofos Encenam, apresentado no espaço que eles terão de abandonar por conta do forte aumento no aluguel – Foto: Shima
Por Miguel Arcanjo Prado
Depois do anúncio que Os Satyros poderiam deixar a praça Roosevelt por conta da subida dos aluguéis e ir para a região da cracolândia – o que ainda não ocorreu -, outro grupo paulistano anuncia, dessa vez em tom definitivo, sua mudança da sede conhecida e frequentada pelo grande público.
O grupo Os Fofos Encenam, que ocupam há seis anos o número 151 da pequenina rua Adoniran Barbosa, no Bixiga, região central de São Paulo, está prestes a deixar o local.
A companhia divulgou nota afirmando que a mudança deve-se a “um forte aumento no valor do aluguel”. Veja, mais abaixo, o comunicado na íntegra.
A especulação imobiliária mais uma vez tenta vencer o teatro, o que é lamentável. Vizinho aos Fofos, o Teat(r)o Oficina, de José Celso Martinez Corrêa, também enfrenta briga com a especulação imobiliária.
Há um projeto que prevê construção de torres ao lado do Oficina, que tirariam o sol e a vista original do projeto do prédio, de autoria da arquiteta Lina Bo Bardi, a mesma do Masp.
Zé Celso e sua turma já colocaram a boca no trombone.
Veja dicas da Agenda Cultural (toda sexta, meio-dia, na Record News)
Curta nossa página no Facebook!
Leia também:
Fique por dentro do que rola no mundo teatral
Descubra tudo o que as misses aprontam
Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!
Moro a anos na Bela Vista e NUNCA VI ATIVIDADES NESTE LOCAL. PASSO LÁ QUASE TODOS OS DIAS. E EXISTEM OUTROS VÁRIOS LOCAIS Q. TAMBÉM ALEGAM SER CULTURAL RECEBEM SUBSÍDIOS E Ñ FAZEM NADA DE CULTURA. ACREDITE SE QUISER.
Jorge, já fui várias vezes ao teatro e vi belos espetáculos por lá. De toda forma, muito obrigado pela leitura!
Não posso emitir comentários porque nunca fui lá.
Em que horário você passa por lá? Estranho não ter visto atividades no local, porque só no de ano 2013 eles apresentaram no local 7 peças, sendo 5 novas, vários workshops. Em 2013 foram premiados pela APCA e tem uma indicação a um premio Shell, pelo seu último projeto. Tudo desenvolvido no local.
Também moro na Bela Vista, e tive o prazer de assistir várias peças que foram gratuitas para os moradores do bairro. Pena que você não pode aproveitar a oportunidade de assistir alí espetáculos lindos, e conhecer os integrantes do grupo, que todos concordam, são fofos.