Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Incêndios é o grande destaque da programação do Mirada em 2012 - Foto: Fernanda Procópio

Por Miguel Arcanjo Prado
Enviado especial do R7 a Santos*

Pegando Fogo
Frenesi do Festival Mirada, em Santos, que acaba neste sábado (15), o espetáculo mexicano Incêndios, da Companhia Tapioca Inn, foi convidado pelo Sesc a se apresentar em São Paulo. Estreia em março de 2013, no Sesc Belenzinho.

Torcida
Outro espetáculo que o povo clama por temporada paulistana é o também mexicano Amarillo, do Teatro Línea de Sombra, outro sucesso do festival santista. Aguardemos.

Visual
Ainda falando no Mirada, o Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, chamou a atenção o visual adotado por ícones do teatro paulistano que estiveram por lá. O diretor teatral do Club Noir, Roberto Alvim, usou meia branca com sapato preto, tipo Michael Jackson. Já o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, não largava sua confortável sandália de turista gringo. A diretora Cibele Forjaz, por sua vez, causou com suas sandálias crocs amarelas. Já pensou se vira moda?

Africano
Diretor do Grupo Piollin de Teatro, da Paraíba, Luiz Carlos Vasconcelos emendou o Mirada com uma viagem a Cabo Verde, na África. Vai se apresentar como o Palhaço Xuxu por lá, onde fica até o dia 20. Saudações aos amigos cabo-verdianos!

Não deu
O espetáculo Mãe Coragem e Seus Filhos, da Costa Rica, foi, digamos, o filho bastardo no evento de Santos. Teve gente que o classificou como “Brecht da Broadway”. Ai, que maldade, gente.

Galdino dirige
De volta ao teatro paulistano, Juliana Galdino dirige a peça Aqui, que estreia dia 18, às 21h, no Club Noir (rua Augusta, 331). O texto é de Marina Sohn Fischer. A entrada é gratuita.

Cursos grátis
A SP Escola de Teatro oferece quatro cursos gratuitos de extensão cultural. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da instituição. Entre os cursos, está um de dramaturgia da cidade com o português Jorge Louraço Figueira, que vem de Coimbra só para dar aulas aos paulistanos, ora, pois.

Quer fazer peça no CCBB?
O CCBB está com inscrições abertas até 29 de outubro para propostas de programação cultural em suas unidades em 2013 e 2014. Saiba como se inscrever. Boa sorte.

Viva Strindberg 1
2012 é ano de centenário de morte do dramaturgo August Strindberg (1849-1912). Nicole Cordery, que é mestre na obra do pai do teatro moderno pela Sorbonne, em Paris, programou com Flavio Barollo a Mostra Strindberg, que acontece de 18 de setembro a 27 de outubro, com oito espetáculos teatrais, dos quais três são inéditos e montados apenas para o evento. Chiquérrimo.

Viva Strindberg 2
Ainda haverá leituras dramáticas, exposição, oficinas e debates. O evento ocupará as unidades do Sesc Belenzinho, Bom Retiro, Ipiranga e Santo Amaro, em São Paulo. Participam os renomados diretores Eduardo Tolentino, Nelson Baskerville, Denise Weinberg e Christiane Jatahy, além da diretora sueca Bim de Verdier. Vai perder?

Fogo e paixão
Com cena de beijo gay e beijo lésbico (nas fotos exclusivas, abaixo, feitas por Suzana Martins), o espetáculo Sobre o Desejo, da Cia. Vanilla, promete causar no Teatro Coletivo, na rua da Consolação, 1623, em São Paulo, a partir do próximo dia 22 de setembro. Fica em cartaz sábado, às 21h, e domingo, às 20h, até 11 de novembro, com ingresso a R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada. No texto de Denis Diderot com direção e dramaturgia de André Correa, os atores vivem cenas de desejo, ciúme e paixão. No elenco, Paula Faria, André Moss, Elohá Bartijoto, Flávia Mariotto, Guilherme Mazzei, Juliana Garcia, Júlio César Gomes, Luiz Felipe Bianchni, Nicole Fischer, Renata Sarmento, Renato Velloni e Vinícius Lopes. Ufa!

Beijo gay e beijo lésbico prometem marcar Sobre o Desejo, no Teatro Coletivo, em SP - Fotos: Suzana Martins

*O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Sesc Santos.

Veja a Agenda Cultural do Record News São Paulo:

[r7video http://videos.r7.com/veja-os-destaques-da-agenda-cultural-deste-fim-de-semana/idmedia/50534a4afc9b06db6f5accea.html]

Leia mais:


Leia mais:

Mexicanos incendeiam o Mirada

Adolf Shapiro fala ao R7 com exclusividade

Professorinha abusada vira tema de peça

Leia também:

Please follow and like us:

2 Resultados

  1. Otávio Neves disse:

    essa coluna é muito boa. acompanho sempre, viu? parabéns!

  2. Tobias Pereira disse:

    EU GOSTO MUITO DO SEU BLOG E DA COLUNA POR TRÁS DO PANO. COLOQUE MAIS TEATRO DE RUA POR FAVOR!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *