Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Família Gracindo se une no palco do Sesc Copacabana em Canastrões - Foto: Manuel Meira Correia

Por Miguel Arcanjo Prado

Gracindo centenário
Apesar de só se falar no centenário de nascimento de Nelson Rodrigues no próximo dia 23, muita gente se esqueceu que 2011 foi o ano do centenário de Paulo Gracindo. Para não deixar passar a data em branco, o diretor Moncho Rodriguez reuniu no palco Gracindo Jr., filho do mestre, e seus filhos, Pedro e Gabriel Gracindo, em um espetáculo que homenageia nosso grande ator. Eles estreiam Canastrões, dia 10 agora, no Teatro Arena do Sesc Cobapacana, no Rio.

Plateia VIP
A ministra da Cultura Ana de Hollanda e o casal Marieta Severo e Aderbal Freire-Filho estiveram na estreia do espetáculo Vestido de Noiva, com Os Satyros, no Teatro Dulcina, no Rio. Chiquérrimos.

Point
O tradicional bar Amarelinho, na Cinelândia, foi transformado em QG dos Satyros em sua curta temporada carioca.

Só com homens
Ainda dentro da mostra A Gosto de Nelson da Funarte, com 17 peças do dramaturgo encenadas neste mês, o grupo Magiluth, de Recife, apresenta no mesmo Dulcina Viúva, Porém Honesta neste sábado (4) e domingo (5). Enquanto não sobem ao palco, os meninos frequentam a praia de Ipanema.

Ficou na história
A crônica Um Atleta Longe da Sarjeta, que provocou a demissão do jornalista Plínio Marcos da revista Veja no auge da ditadura militar, faz parte do compilado do espetáculo Plínio Marcos – A Bola da Vez, que reúne textos esportivos do nosso dramaturgo. Aporta dia 9 no Teatro Maria Della Costa, em São Paulo. Avisem as marias-chuteiras: a estreia estará cheia de boleiros.

A praia vai ficar cheia
O diretor João das Neves reuniu no Rio um elenco de dez atores mineiros para a nova versão da peça Arena conta Zumbi, agora chamada apenas Zumbi. Estreia no dia 9, no CCBB do Rio. A obra, de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieir, com música de Edu Lobo, é um verdadeiro clássico de nossos palcos. A cantora mineira Titane faz a direção musical da remontagem. Coisa boa.

Amiguinhas
Falando em João das Neves, o diretor estreia em São Paulo no dia 11, no SESC Ipiranga, a peça As Polacas – Flores do Lodo, sobre as famosas prostitutas europeias que causavam rebuliço no Rio antigo. Carioquíssima, a montagem tem 13 atores perambulando pela Praça Onze.

Bom filho à casa torna
A comédia Toc Toc está de volta ao Teatro Gazeta, em São Paulo, a partir deste fim de semana. Vai lotar de novo.

Desejo de mulher
A atriz Lilia Cabral reúne a imprensa na próxima segunda (6) no Teatro Faap, para falar da peça Maria do Caritó, que ela estreia por lá no dia 10. A peça foi vista por mais de 60 mil pessoas no Rio. A temporada em São Paulo será de apenas quatro meses. O texto de Newton Moreno conta a história de uma virgem de quase 50 anos. Pobrezinha.

Tablado reluzente
Tania Bondezan vai inaugurar dia 10 o mais novo palco paulistano, o Teatro da Livraria da Vila do recém-inaugurado Shopping JK. Ela vai fazer o texto de Monica Salvador Como Ter Sexo a Vida Toda com a Mesma Pessoa, sucesso na Argentina que chega ao Brasil com direção de Odilon Wagner. A comédia promete muito riso com a sexóloga-palestrante Annetta Poché, personagem de Tania. Vamos ver.

Gente nova no pedaço
O Grupo Cabauêba, de Fortaleza, no Ceará, desembarca em São Paulo nesta semana para apresentar o espetáculo Canções para Não Dizer, no Teatro Sérgio Cardoso. Estão vindo com tudo.

De volta
A comédia Mulheres Alteradas volta ao cartaz em São Paulo a partir deste sábado (4), no Teatro Anhembi Morumbi, na Mooca. Já foi vista por 160 mil e tem elenco estrelado: Mel Lisboa, que volta aos palcos após ter sua segunda filha, Clarice, Luiza Tomé, Flávia Monteiro e Daniel Del Sarto. O texto é da argentina Maitena. Uma segunda chance para quem ainda não viu.

Ifigênia
Está disputadíssima a lista de convidados para a reestreia do espetáculo Ifigênia, da Cia. Elevador Panorâmico, no espaço do grupo, em São Paulo, neste sábado (4). É que a peça virou moda na cena alternativa.

Última dica
Fique esperto: a SP Escola de Teatro está com inscrições abertas para seus cursos gratuitos. Saiba mais.

O Retrato do Bob: Einat Falbel, toda a força de uma atriz pós-desilusão

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *