★★★★ O ALIENISTA Avaliação: Muito Bom Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Publicado há 135 anos em formato de folhetim de revista, O Alienista, de Machado de Assis (1839-1908), segue mais atual do que nunca. Prova disso é a eloquente montagem com o talentoso ator Victor Garbossa, conhecido de novelas como Terra e Paixão (Globo) e Reis (Record), sob direção do experiente Eduardo Figueiredo. A peça pode ser vista na Sala Léa Garcia do Teatro Shopping Metrô Tatuapé, aos sábados, 18h, até 23 de novembro. O Alienista, Um Solo Musicado usa das múltiplas habilidades do ator em cena, sobretudo na música e no terreno do clown e da commedia dell’arte, como o bem sucedido uso de mácaras, para fazer o público mergulhar na história machadiana sobre o temido manicômio Casa Verde. Para lá são enviados aqueles que não estão em sua completa sanidade mental. Ator farto em recursos cênicos, Victor Garbossa incorpora não só o protagonista, o engenhoso médico Dr. Simão Bacamarte, como também outros personagens da narrativa, como o barbeiro Porfírio, seu antagonista. A peça é um convite inteligente para a literatura de Machado de Assis, servindo como interessante porta de entrada ao fabuloso mundo dos livros. A obra propõe o questionamento do que é loucura ou sanidade e como tais ideias podem ser manipuladas politicamente, ganhando novos contornos no mundo atual, completamente vicidado na loucura das redes sociais e num tempo inexequível. O Alienista – Um Solo Musicado só comprova a genialidade de Machado de Assis como nosso maior escritor e ressalta o talento de Victor Garbossa em transformar sua literatura em cena repleta de vivacidade. Corra pra ver!
★★★★ O ALIENISTA, UM SOLO MUSICADO Avaliação: Muito Bom Crítica por Miguel Arcanjo Prado
De 2 a 23 de novembro, sábados, às 18h. Teatro Shopping Metrô Tatupé – Sala Léa Garcia | 255 – Rua Domingos Agostim, 91 – Piso Superior, metrô Tatuapé, São Paulo, SP. 60 min. 12 anos. Ingressos: R$ 70 | R$ 35 Compre seu ingresso.
O Alienista, Um Solo Musicado: Victor Garbossa recebe Blog do Arcanjo nos bastidores do solo baseado em clássico de Machado de Assis