Leci Brandão – Na Palma da Mão celebra resistência negra com samba no Festival de Curitiba

Leci Brandão – Na Palma da Mão é destaque no 32º Festival de Curitiba © Maringas Maciel Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba*

Com reportagem de MARIA POHLER
Estudante de Jornalismo da Universidade Positivo, sob supervisão da professora e jornalista Katia Brembatti

“O samba seria para sempre a minha arma”. Esse é o lema que define um símbolo da resistência negra é a estrela desse espetáculo “Leci Brandão – Na Palma da Mão”. Semelhante aos desfiles carnavalescos, peça-chave na vida e na carreira da cantora, este texto terá elementos de uma escola de samba.

Nascida em uma simples comunidade no subúrbio carioca, primeira mulher a integrar a ala de compositores da Mangueira e atualmente deputada estadual em São Paulo, o enredo narra a trajetória da autora de grandes sucessos como “Zé do Caroço”, “As coisas que mamãe ensinou” e “Papai vadiou”.

O “abre alas” é sobre o começo do espetáculo, em que a religiosidade sempre presente na vida de Leci é representada por um homem negro no centro, simbolizando Exu, orixá das religiões afro-brasileiras.

A comissão de frente é composta por três personagens: Leci Brandão, vivida por Tay O’Hanna, sua mãe Dona Leci, papel de Verônica Bonfim, e Sérgio Kauffman, que representa muitos personagens marcantes da vida da sambista, como seu pai, Cartola e Zé do Caroço. Eles desfilaram na avenida, que se tornou o palco do SESC da Esquina.

Leci Brandão – Na Palma da Mão é destaque no 32º Festival de Curitiba © Maringas Maciel Blog do Arcanjo 2024

A força contagiante da bateria é representada pelos músicos, que receberam a nota máxima dos jurados, no caso, o público, que se deixava levar pelo bater da palma da mão em ritmo de samba. Assim como toda harmonia depende de uma composição, o samba, a ancestralidade e a negritude são as letras que dão vida a esse espetáculo.

Um dos componentes cruciais é a atriz Tay O’Hanna, responsável por conduzir a escola, tornando-se a rainha da bateria ao personificar Leci Brandão. Verônica Bonfim, por sua vez, interpretou a tradição da velha guarda ao incorporar a sabedoria e os ensinamentos de Dona Leci.

Ao fim, o público e artistas se uniram para entoar o samba “Isso é Fundo de Quintal”, testemunhando juntos a harmonia de um único instrumento que marcava o desfecho desse desfile.

Ao concluir o musical, o diretor Luiz Antonio Pilar, também recente vencedor do Prêmio Shell, enfatizou a relevância da peça no Festival de Curitiba, destacando a importância de homenagear em vida uma personalidade tão essencial para a música brasileira.

A Mostra de Improvisação Teatral é mais do que um simples espetáculo. É uma celebração da espontaneidade, colaboração e momento. Em sua segunda edição, o evento reafirmou seu lugar como uma das atrações mais emocionantes e imperdíveis do Festival de Curitiba, deixando uma marca indelével na memória de todos os espectadores sortudos o suficiente para testemunhar sua magia.

*O jornalista e critico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Festival de Curitiba.

Acompanhe o Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *