Isto Não É Uma Democracia reúne no teatro discursos dos cinco ex-presidentes eleitos no Brasil

Os discursos dos cinco últimos presidentes eleitos democraticamente no Brasil têm muito a dizer sobre os últimos caminhos históricos da Nação. A ideia de Paulo Maeda foi trazê-los para o palco, no espetáculo Isto Não É Uma Democracia – Ceci n’est pas une Démocratie, que estreia dia 25 de agosto, na SP Escola de Teatro, no qual atua ao lado de Felipe Tercetto. Os ingressos estão disponíveis no Sympa da SP Escola de Teatro. A peça faz parte da curadoria da Coordenação de Extensão Cultural e Projetos Especiais da instituição, assinada pelo jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado, também diretor do Blog do Arcanjo.
Isto Não É Uma Democracia
A ideia de democracia está em crise, o ideal de democracia está em crise. Desde a última abertura política, em 1985, até agora, 2023, o Brasil teve cinco presidentes democraticamente eleitos pelo povo: Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro. Cinco diretoras/es receberam o convite de criar um quadro a partir de alguns dispositivos: um discurso de posse, uma playlist com músicas da época do mandato e algumas imagens ligadas ao contexto histórico. Cinco quadros que se encaixam num quebra-cabeça a ser desvendado por dois Anjos da História, que se questionam: isto não é uma democracia?
Serviço
“Isto Não É Uma Democracia – Ceci n’est pas une Démocratie”
Quando: 25/8 a 23/9. Sextas e sábados, às 20h30
*Nos dias 15 e 16 de setembro não haverá apresentação
Onde: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia). Ingressos via Sympla
Duração: 90 min
Classificação: 14 anos
Ficha técnica
Concepção: Paulo Maeda
Direção e Dramaturgia:
– Quadros Prólogo, Bolsonaro e Epílogo: Paulo Maeda
– Quadro Collor: Thammy Alonso
– Quadro FHC: Rodrigo Mercadante
– Quadro Lula: Caio Marinho
– Quadro Dilma Rousseff: Ana Pereira
Elenco: Felipe Tercetto e Paulo Maeda
Iluminação: Mario Spatizziani
Cenário: Caio Marinho
Figurinos: Angela Ribeiro
Design Gráfico: Felipe Tercetto
Produção: Coletivo Yorick de Teatro
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.