Desaparecidos vira canal no YouTube após sucesso na TV paga sob direção de Anderson Jesus

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Desaparecidos estreia como canal no YouTube após sucesso como programa na TV paga ao mostrar histórias de pessoas que sonham reencontrar seus entes queridos e buscar respostas para casos de desaparecimentos ainda não solucionados.
A produção é da Iracema Rosa Filmes, do diretor Anderson Jesus, nome respeitado do audiovisual paulista e vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura.
Já estão disponíveis 27 espisódios e em breve haverá material inédito. Inscreva-se!
“São depoimentos de policiais, especialistas, amigos e familiares das vítimas. Alguns dos conteúdos são desenvolvidos exclusivamente para o canal e feitos em parceria com a Ponte Jornalismo, maior veículo com foco em direitos humanos e segurança pública do Brasil”, revela Anderson Jesus em entrevista ao Blog do Arcanjo.
Os novos episódios exclusivos vão resgatar histórias da primeira temporada, produzida em 2015, para entender em que estágios os casos estão atualmente, se houve ou não avanços nas investigações. Para a nova fase do canal, agora no YouTube, serão gravadas lives com os familiares das vítimas.
A importância do canal Desaparecidos se dá pelo fato de que o assunto é pouco abordado pela mídia convencional e que, para dar continuidade ao trabalho que foi feito em duas séries nos canais A&E e AXN, é importante que o público do YouTube também possa ter acesso a estes conteúdos, à medida que estamos democratizando o acesso à informação.
ANDERSON JESUS
diretor da Iracema Rosa Filmes e do canal Desaparecidos
Novos casos
O canal Desaparecidos também tem como foco produzir e divulgar histórias de casos recentes de pessoas desaparecidas, principalmente, em famílias humildes e que não têm acesso a tecnologia. A produtora irá atrás destas histórias e disponibilizará o material em formato de vídeo para que essas famílias possam compartilhá-las em suas redes sociais.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, foram registrados casos de 62.857 mil pessoas desaparecidas no país, com cerca de 172 casos acontecendo por dia. Contudo, houve uma queda de 21,6% em relação aos anos de 2019 e 2020.
A cidade de São Paulo, por exemplo, possui 18.342 pessoas desaparecidas, sendo o estado com a maior quantidade, seguido por Minas Gerais (6.835) e Rio Grande do Sul (6.202).
“Trabalhar a prevenção do desaparecimento é fundamental para evitar que novas mães passem por dores parecidas com as quais já estamos acostumadas a lidar por aqui. A divulgação do rosto de pessoas desaparecidas é fundamental no processo de busca e o lançamento do canal no YouTube aumentará ainda mais o alcance e a nossa esperança.”, afirma Ivanise Esperidião, fundadora da Organização Não Governamental (ONG) Mães da Sé, que busca combater e prevenir situações de risco de desaparecimentos na cidade de São Paulo.
Sobre a Iracema Rosa Filmes
Fundada em 2011, a Iracema Rosa Filmes é uma produtora focada em conteúdos voltados para TV, internet e produção de roteiros, locuções e projetos audiovisuais. Apesar de ter sua sede em São Paulo, a produtora atua em todo território nacional e também em projetos fora do país.
Sobre a TNM.prod
Fundada em 2018, a produtora Todos Negros do Mundo (TNM.prod), é um hub de produção voltado a produzir conteúdo audiovisual, com foco em criar, produzir e distribuir conteúdos através de canais de TV e plataformas de streming.
Sobre Anderson Jesus
Produtor audiovisual com mais de com 12 anos de experiência em comunicação, Anderson Jesus já atuou em grandes projetos voltados para o mercado audiovisual para canais como A&E, AXN, Discovery Turbo e Investigação Discovery , além de plataformas como Netflix, Crackle, Looke e UOL. É formado em Artes Cênicas e Dramáticas, Produção Audiovisual, Direção de Fotografia para Cinema e pós-graduado em Cinema e TV pela Faculdade Belas Artes.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.
