Morre Marcio Machado, ícone do teatro em Minas Gerais

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Morreu Marcio Machado, diretor e produtor de teatro em Belo Horizonte, no último sábado, 1º de janeiro, vítima de complicações do Mal de Markinson. Bastante respeitado no teatro mineiro, ele produziu e dirigiu mais de 40 espetáculos e foi nome crucial para a valorização da comédia no estado e formação de novas plateias para as artes cênicas.
O Blog do Arcanjo lembra que o aguerrido profissional também produziu desfiles, concursos e feiras de moda, além de ter sido diretor artístico do Palácio das Artes entre 1979 e 1982, período áureo da instituição cultural mineira.
Bem relacionado na elite belo-horizontina, foi responsável pelo Showçaite, que reuniu a nata da sociedade por 15 anos em parceria com o colunista Eduardo Couri.
Entre seus espetáculos mais marcantes estão Velório à Brasileira e Maria Buçu, que participou em 1981 do Festival Internacional de Teatro de Sibenik, na Croácia. Formado em Biblioteconomia pela UFMG, o artista escolheu o teatro como profissão, como definiu em 2014 ao receber a premiação do Sated-MG por sua trajetória de sucesso nos palcos.
“Escolhi em seguir a profissão de artista. Ser artista, o que tornou-se uma paixão que me trouxe momentos de belezas, alegrias, decepções e também de boas surpresas… Valeu a pena esses anos todos ver e fazer arte, quero dizer… ainda vale!”.
MÁRCIO MACHADO
diretor e produtor teatral
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.