Morre Marcio Machado, ícone do teatro em Minas Gerais

Marcio Machado, diretor teatral e produtor cultural morre em Belo Horizonte - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2022
Marcio Machado, diretor teatral e produtor cultural morre em Belo Horizonte – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2022

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Morreu Marcio Machado, diretor e produtor de teatro em Belo Horizonte, no último sábado, 1º de janeiro, vítima de complicações do Mal de Markinson. Bastante respeitado no teatro mineiro, ele produziu e dirigiu mais de 40 espetáculos e foi nome crucial para a valorização da comédia no estado e formação de novas plateias para as artes cênicas.

O Blog do Arcanjo lembra que o aguerrido profissional também produziu desfiles, concursos e feiras de moda, além de ter sido diretor artístico do Palácio das Artes entre 1979 e 1982, período áureo da instituição cultural mineira.

Bem relacionado na elite belo-horizontina, foi responsável pelo Showçaite, que reuniu a nata da sociedade por 15 anos em parceria com o colunista Eduardo Couri.

Entre seus espetáculos mais marcantes estão Velório à Brasileira e Maria Buçu, que participou em 1981 do Festival Internacional de Teatro de Sibenik, na Croácia. Formado em Biblioteconomia pela UFMG, o artista escolheu o teatro como profissão, como definiu em 2014 ao receber a premiação do Sated-MG por sua trajetória de sucesso nos palcos.

“Escolhi em seguir a profissão de artista. Ser artista, o que tornou-se uma paixão que me trouxe momentos de belezas, alegrias, decepções e também de boas surpresas… Valeu a pena esses anos todos ver e fazer arte, quero dizer… ainda vale!”.

MÁRCIO MACHADO
diretor e produtor teatral

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Grupo Folha, Grupo Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, UMA, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor das premiações Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil, entre outras. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *