Claudia Raia volta ao teatro musical com Jarbas Homem de Mello em Conserto para Dois

Diva dos palcos, Claudia Raia aposta em texto e canções originais para reaquecer indústria dos musicais no Brasil em temporada no Teatro Procópio Ferreira, em SP
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Casal porta-bandeira do teatro musical brasileiro, Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello estrearam nesta sexta (1º) o novo espetáculo do casal no Teatro Procópio Ferreira, Conserto para Dois, O Musical. Ambos se dividem em 12 personagens para contar os dilemas do amor do escritor Ângelo Rinaldi (Jarbas) com a diva de cinema Luna de Palma (Claudia).
Para “incentivar um teatro musical extremamente brasileiro”, a estrela encomendou o texto original à dramaturga Anna Toledo. E incumbiu as canções inéditas aos compositores Tony Lucchesi e Thiago Gimenes. “É uma emoção muito grande voltar ao palco, ter esse reencontro com o público. Estamos planejando esse retorno há algum tempo já. Eu sempre fui uma mulher muito ativa, emendava novela com teatro. Não estava acostumada a ficar tanto tempo longe da coxia”, afirma Claudia Raia ao Blog do Arcanjo.
É uma emoção muito grande voltar ao palco, ter esse reencontro com o público.”
Claudia Raia, atriz
Antes da pandemia, em 2019, a produção foi aplaudida em oito cidades brasileiras e levou ao teatro 14 mil pessoas. Na temporada de Portugal, o sucesso se repetiu com bilheteria esgotada em todas as sessões. O que Claudia e Jarbas pretentem agora repetir, com a retomada dos espetáculos presenciais em São Paulo.
“O teatro é o lugar onde os sonhos se realizam, onde você vê a mágica acontecer sem ter uma mediação. É tudo ali, diante dos seus olhos. Conserto para Dois, O Musical tem características muito fantásticas: um navio, o Sinfonia dos Mares, que vai se desdobrando e se tornando todos os espaços que precisamos para contar a história, dois atores interpretando os 12 personagens, que são muito diferentes entre si, músicas que são envolventes e que fazem parte do enredo, o que é fundamental em um musical… As pessoas ficam curiosas para entender como tudo aquilo se dá no palco”, afirma Jarbas Homem de Mello, que também assina a direção.
Sobre a retomada, ambos afirma estar realizados de poder voltar aos palcos após o triste período da quarentena. “Até brinquei nas redes sociais que eu talvez nem soubesse mais fazer as vozes dos personagens”, brinca Claudia: “Mas claro que lembro. Estão todos aqui. Agora é colocar todos para fora, cronometrar o tempo das trocas de roupa, que é muito rápido, coisa de 10 segundos e olhe lá, para finalmente abrir a cortina do teatro”.
Musical nas plataformas de áudio
Claudia conta que colocará as canções da peça nas plataformas de áudio. “Vamos lançar as canções nas plataformas digitais. Essa é uma prática muito comum para os espetáculos da Broadway, por exemplo. Tivemos essa ideia e achamos que vai ser muito interessante para o público poder ouvir as músicas fora do teatro também. Apesar de serem fundamentais para o enredo da peça, elas também podem ser ouvidas fora desse contexto e fazerem todo sentido. Já gravamos tudo e já estão na rede”, avisa Claudia.
Coreografias ousadas
Claudia e Jarbas também prometem ao público passos de dança elaborados. “Esse é um espetáculo muito difícil porque cada personagem tem uma partitura corporal e vocal. Eles são muito diferentes entre si. Claudia e Jarbas fazem a transição entre as personagens em questão de segundos. Como acontece em outras produções, eles precisaram aprender tudo ao mesmo tempo: o texto, a música, a coreografia, o tom de cada personagem. É um trabalho impressionante. Claudia e Jarbas conseguem fazer algo assim porque têm uma consciência corporal muito grande”, explica Kátia Barros, que assina a coreografia e codirige a montagem.
“O papel da Kátia é muito importante. Ela acaba sendo meus olhos quando estamos nos ensaios (risos). É até engraçado porque às vezes estamos ensaiando e me chama: ‘Jarbas, preciso que você olhe daqui’. Isso faz muita diferença porque ela me chama para eu ver a cena de um outro ângulo. Isso me dá uma outra perspectiva sobre como estamos fazendo e o que poderia ser diferente”, conclui Jarbas.

Cruzeiro de luxo
O enredo se passa no cruzeiro de luxo Sinfonia dos Mares, onde Rinaldi embarca rumo à Antártida para uma viagem de 30 dias. Com um bloqueio criativo, ele quer esquecer o conturbado fim de seu casamento com sua musa inspiradora. Ele só não podia imaginar que daria de cara justamente com a ex. Luna embarca no mesmo navio seguindo o conselho de sua mãe, Dona Socorro (Jarbas), para fugir do marido. Nestor (Claudia), seu secretário particular, embarca junto nesta aventura.
“Eu cresci assistindo à Claudia Raia fazendo ‘TV Pirata’. Eu queria explorar aquele humor absurdo. Claudia e Jarbas são minhas grandes referências no teatro musical. Acho que assisti a tudo que eles fizeram no teatro nos últimos 20 anos. Os dois têm um sólido arcabouço de recursos cênicos, corporais, vocais. Sabendo para quem eu escreveria, muito dos personagens e situações já se desenharam”, conta Anna Toledo, autora do texto do espetáculo, que foi feito a pedido de Claudia e Jarbas.
Anna assina o texto e as letras das músicas ue compõem o espetáculo. Foram muitas mensagens de áudio trocadas entre ela, o diretor musical, Tony Lucchesi, e Thiago Gimenes, responsáveis pelas canções de Conserto para Dois, O Musical. O trabalho incansável do trio foi necessário para fazer com que as músicas estivessem dentro da narrativa. Afinal, em um musical, a canção também conta a história, leva a trama a novos lugares.
“Os temas foram pensados para dar todo esse clima de comédia. Como são muitos personagens, cada um tem uma característica musical bem marcante, que pretende dialogar muito com o público. Temos o luxo de ter Kátia Barros coreografando. É muito legal ver a conversa entre música e movimento que desenvolvemos. Além disso, Claudia e Jarbas são muito criativos e trazem humor para as canções”, elogia Tony.
Com uma estrutura narrativa ágil, o espetáculo conta com um contrarregra, três maquinistas, um peruqueiro e duas camareiras que ajudam a fazer a troca rápida de figurinos e cenários. Além deles, a equipe tem dois canhoneiros, uma pessoa para o som e outra para luz. O mesmo pode ser dito do figurino. O figurinista Bruno Oliveira trabalhou para criar roupas que traduzissem a essência de cada personagem. E ainda criou vestimentas que ajudassem na transformação dos atores em cena.

Dois atores, muitos personagens
O desenrolar de Conserto para Dois, O Musical e suas mirabolantes reviravoltas são contadas no palco por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello.
– Luna de Palma, estrela do cinema internacional
– Lena de Paula, uma Drag Queen que se apresenta no Sinfonia dos Mares homenageando sua diva Luna de Palma.
– a terapeuta de Rinaldi, que atende por Skype e está tentando ajudá-lo neste momento difícil com suas consultas e alguns remedinhos;
– Jussara, a camareira de Lena e única pessoa que pode se aproximar dela;
– a sereia (um devaneio de Ângelo Rinaldi);
– e um dos marinheiros do navio, que tem sempre uma dica certeira para dar.
Jarbas, além de dar vida ao famoso escritor Ângelo Rinaldi, personifica:
– Angelo Rinaldi, um escritor de best-seller famoso mundialmente
– Nestor, um escritor de best-seller famoso mundialmente
– Dona Socorro, a mãe de Luna, que vive dando suas opiniões (bem bombásticas) mesmo sem ser solicitada;
– Stenio Estebán, um produtor de cinema argentino;
– Pompeu, um velho milionário que guarda um grande segredo;
– e um dos marinheiros do navio.
Serviço
“Conserto para Dois, O Musical”
Onde: Teatro Procópio Ferreira – Rua Augusta, 2.823 – Cerqueira César | São Paulo
Data de estreia: 1º de outubro de 2021
Dias de exibição: de sexta-feira a domingo
Horários de exibição: 21h, às sextas-feiras e sábados; 19h, aos domingos
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos: https://consertoparadois.com.br/
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.
1 Resultado
[…] Claudia Raia retoma seu posto no júri do Show dos Famosos, do Domingão com Huck. A atriz da TV e dos musicias volta a integrar o time de avaliadores da competição, ao lado de Boninho e Preta Gil. Claudia já estreia no júri neste domingo, dia 3, e segue na bancada até a grande final da temporada, conciliando a TV com seu novo espetáculo musical. […]