Pascoal da Conceição revive Mário de Andrade nas redes com convidados especiais

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Ambos nascidos no dia 9 de outubro sob o signo de Libra, com 60 anos de diferença, o ator, dublador, produtor teatral e diretor Pascoal da Conceição será um dos responsáveis por uma série de homenagens ao grande escritor brasileiro Mário de Andrade. Muito conhecido pelo seu trabalho como Dr. Abobrinha do saudoso Castelo Rá-Tim-Bum, Pascoal possui uma vasta experiência em interpretar Mário de Andrade em centenas de performances, chegando inclusive a vivenciar o poeta e romancista em diferentes minisséries de televisão como JK e Um Só Coração.

Propostas enaltecem vida e obra de Mário de Andrade
Para começar e preparar o terreno para a apresentação de sua peça – Mário de Andrade Desce aos Infernos, Pascoal realiza, entre os dias 10 de agosto até 7 de setembro, conversas com: Pedro Fragelli, que o tema de seu doutorado é justamente Mário de Andrade, Renato Borghi, um dos nomes mais importantes do Teatro Oficina, Renata Carvalho, fundadora do MONART – Movimento Nacional de Artistas Trans –, Oswaldo Camargo, um dos escritores negros mais destacados e proeminentes das últimas décadas, e Lincoln Antônio, que buscando inspiração em Mário, viajou pelos sertões brasileiros para registrar os fundamentos da cultura nacional, ainda hoje tão invisibilizada. As lives acontecerão todas as terças-feiras às 20h no YouTube através desse link aqui.
A peça Mário de Andrade Desce aos Infernos tem o nome inspirado no livro A Rosa do Povo, do grande amigo de Mário, Carlos Drummond de Andrade, coloca Pascoal, também em apresentação virtual, no desafio de interpretar não apenas textos originais em poesia, prosa, conferência e crônica, mas também toda a trajetória de Mário de Andrade e sua importância na luta pela cultura nacional, sua participação e criação de movimentos como a Semana de Arte Moderna, o aniversário de São Paulo e o Grande Cortejo do Patrimônio, entre outros importantes eventos na vida do escritor.
Antes das apresentações, uma roda com todos os responsáveis pelo projeto será feita para discutirem com os espectadores como chegaram às decisões para a montagem, deixando o público bem à vontade e inteirado do que será apresentado. A peça tem estreia marcada para o dia 9 de outubro, não por acaso, a mesma data de aniversário de Pascoal e Mário. A partir dessa data também terá início a websérie feita a partir de recorte do espetáculo, comentados por Pascoal, de 10 a 22 de outubro, em duas sessões diárias: às 11h e às 22h.
O projeto, a partir de uma conferência que Mário de Andrade apresentou no salão da Biblioteca do Itamaraty, em 1942, também inclui 5 oficinas entre os dias 24 e 28 de outubro, coordenadas por Pascoal da Conceição, atores e convidados.
Acompanhe o projeto e tenha mais informações pelo Instagram do Pascoal da Conceição:
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.